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Modelos de negócios para a sustentabilidade: elementos norteadores oriundos das práticas de B Corps de manufatura

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Autor Kirst, Ronald Weber;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0548855993830777;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Modelos de negócios para a sustentabilidade: elementos norteadores oriundos das práticas de B Corps de manufatura;
Resumo Modelos de negócio para a sustentabilidade consideram os aspectos econômicos, sociais e ambientais para definir a proposta de valor de uma organização, levando em conta as necessidades de todas as partes interessadas (stakeholders), e não somente do acionista (shareholder). Com isso, as empresas podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e sociedade, ao mesmo tempo que obtêm vantagens competitivas. A certificação B, oriunda dos critérios estabelecidos pelo B Lab e alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é um dos meios atualmente utilizados pelas empresas para validar os seus esforços nesse sentido. Empresas que obtêm a certificação B são denominadas B Corps. O objetivo desta tese é analisar o modelo de negócio para a sustentabilidade de empresas brasileiras de manufatura que possuem a certificação B, propondo elementos norteadores para aprimorar a implantação de um modelo de negócio para a sustentabilidade em outras empresas que desejem seguir este caminho. Para tal, foram utilizados os métodos da revisão sistemática da literatura e do estudo de caso múltiplo. A tese é apresentada no formato de dois artigos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura a respeito da gestão de empresas com a certificação B. São identificados dois períodos distintos de publicações, bem como quatro eixos temáticos: Modelo legal e governança, Jornada empreendedora, Ambiente externo e Performance. O segundo artigo apresenta o desenvolvimento de um framework de análise, com base na literatura científica sobre modelos de negócio para a sustentabilidade, e a sua aplicação em um estudo de caso múltiplo com quatorze empresas brasileiras de manufatura que possuem a certificação B. O framework possui sete dimensões (Missão, Proposta de valor, Criação e entrega de valor, Captura de valor, Medição de desempenho, Governança e Relação com o ecossistema) que orientam a análise da implantação de modelos de negócio para a sustentabilidade nas empresas selecionadas. A partir dessa análise, são propostos onze elementos norteadores para a implantação de modelos de negócio para a sustentabilidade em empresas que pretendam seguir este caminho.;
Abstract Sustainable business models draw on economic, social and environmental aspects in defining an organization’s value proposition, taking into account the needs of all stakeholders, not only the shareholders. By doing that, organizations may generate positive impacts to the environment and society, while obtaining competitive advantage. B Corp certification, originated in the criteria established by B Lab and aligned with to the Sustainable Development Goals, is one of the means that organizations use to validate its efforts towards this goal. Organizations that obtain B certification are known as B Corps. This thesis’ objective is to analyze the sustainable business model of Brazilian manufacturing B Corps, proposing guidelines to improve the implementation of a sustainable business model in other organizations that aim to follow this path. For that, it used the systematic literature review and the multiple case study methods. The thesis presents two articles. The first one presents a systematic literature review related to B Corps management. It identifies two distinct publication periods and four thematic groups: Legal model and governance, Entrepreneurial journey, External environment and Performance. The second article presents the development of an analysis framework, based on the scientific literature concerning sustainable business models, and its application in a multiple case study with fourteen Brazilian manufacturing B Corps. The framework has seven dimensions (Mission, Value proposition, Value creation and deliver, Value capture, Performance measurement, Governance and Relation with the ecosystem) that guide the analysis of the sustainable business model implementation in the selected organizations. From this analysis, it proposes eleven guidelines to the implementation of sustainable business models in organizations that aim to follow this path.;
Palavras-chave Modelos de negócio para a sustentabilidade; Sustentabilidade; Certificação B; B Corp; Sustainable business model; Sustainability; B certification; B Corp;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-10-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12178;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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