Autor |
Kirst, Ronald Weber; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0548855993830777; |
Orientador |
Borchardt, Miriam; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2943895512034908; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Modelos de negócios para a sustentabilidade: elementos norteadores oriundos das práticas de B Corps de manufatura; |
Resumo |
Modelos de negócio para a sustentabilidade consideram os aspectos econômicos, sociais e ambientais para definir a proposta de valor de uma organização, levando em conta as necessidades de todas as partes interessadas (stakeholders), e não somente do acionista (shareholder). Com isso, as empresas podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e sociedade, ao mesmo tempo que obtêm vantagens competitivas. A certificação B, oriunda dos critérios estabelecidos pelo B Lab e alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é um dos meios atualmente utilizados pelas empresas para validar os seus esforços nesse sentido. Empresas que obtêm a certificação B são denominadas B Corps. O objetivo desta tese é analisar o modelo de negócio para a sustentabilidade de empresas brasileiras de manufatura que possuem a certificação B, propondo elementos norteadores para aprimorar a implantação de um modelo de negócio para a sustentabilidade em outras empresas que desejem seguir este
caminho. Para tal, foram utilizados os métodos da revisão sistemática da literatura e
do estudo de caso múltiplo. A tese é apresentada no formato de dois artigos. O
primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura a respeito da gestão
de empresas com a certificação B. São identificados dois períodos distintos de
publicações, bem como quatro eixos temáticos: Modelo legal e governança, Jornada
empreendedora, Ambiente externo e Performance. O segundo artigo apresenta o
desenvolvimento de um framework de análise, com base na literatura científica
sobre modelos de negócio para a sustentabilidade, e a sua aplicação em um estudo
de caso múltiplo com quatorze empresas brasileiras de manufatura que possuem a
certificação B. O framework possui sete dimensões (Missão, Proposta de valor,
Criação e entrega de valor, Captura de valor, Medição de desempenho, Governança
e Relação com o ecossistema) que orientam a análise da implantação de modelos
de negócio para a sustentabilidade nas empresas selecionadas. A partir dessa
análise, são propostos onze elementos norteadores para a implantação de modelos
de negócio para a sustentabilidade em empresas que pretendam seguir este
caminho.; |
Abstract |
Sustainable business models draw on economic, social and environmental
aspects in defining an organization’s value proposition, taking into account the needs
of all stakeholders, not only the shareholders. By doing that, organizations may
generate positive impacts to the environment and society, while obtaining competitive
advantage. B Corp certification, originated in the criteria established by B Lab and
aligned with to the Sustainable Development Goals, is one of the means that
organizations use to validate its efforts towards this goal. Organizations that obtain B
certification are known as B Corps. This thesis’ objective is to analyze the
sustainable business model of Brazilian manufacturing B Corps, proposing guidelines
to improve the implementation of a sustainable business model in other organizations
that aim to follow this path. For that, it used the systematic literature review and the
multiple case study methods. The thesis presents two articles. The first one presents
a systematic literature review related to B Corps management. It identifies two
distinct publication periods and four thematic groups: Legal model and governance,
Entrepreneurial journey, External environment and Performance. The second article
presents the development of an analysis framework, based on the scientific literature
concerning sustainable business models, and its application in a multiple case study
with fourteen Brazilian manufacturing B Corps. The framework has seven dimensions
(Mission, Value proposition, Value creation and deliver, Value capture, Performance
measurement, Governance and Relation with the ecosystem) that guide the analysis
of the sustainable business model implementation in the selected organizations.
From this analysis, it proposes eleven guidelines to the implementation of
sustainable business models in organizations that aim to follow this path.; |
Palavras-chave |
Modelos de negócio para a sustentabilidade; Sustentabilidade; Certificação B; B Corp; Sustainable business model; Sustainability; B certification; B Corp; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-10-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12178; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |