Resumo:
Modelos de negócio para a sustentabilidade consideram os aspectos econômicos, sociais e ambientais para definir a proposta de valor de uma organização, levando em conta as necessidades de todas as partes interessadas (stakeholders), e não somente do acionista (shareholder). Com isso, as empresas podem gerar impactos positivos para o meio ambiente e sociedade, ao mesmo tempo que obtêm vantagens competitivas. A certificação B, oriunda dos critérios estabelecidos pelo B Lab e alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é um dos meios atualmente utilizados pelas empresas para validar os seus esforços nesse sentido. Empresas que obtêm a certificação B são denominadas B Corps. O objetivo desta tese é analisar o modelo de negócio para a sustentabilidade de empresas brasileiras de manufatura que possuem a certificação B, propondo elementos norteadores para aprimorar a implantação de um modelo de negócio para a sustentabilidade em outras empresas que desejem seguir este
caminho. Para tal, foram utilizados os métodos da revisão sistemática da literatura e
do estudo de caso múltiplo. A tese é apresentada no formato de dois artigos. O
primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura a respeito da gestão
de empresas com a certificação B. São identificados dois períodos distintos de
publicações, bem como quatro eixos temáticos: Modelo legal e governança, Jornada
empreendedora, Ambiente externo e Performance. O segundo artigo apresenta o
desenvolvimento de um framework de análise, com base na literatura científica
sobre modelos de negócio para a sustentabilidade, e a sua aplicação em um estudo
de caso múltiplo com quatorze empresas brasileiras de manufatura que possuem a
certificação B. O framework possui sete dimensões (Missão, Proposta de valor,
Criação e entrega de valor, Captura de valor, Medição de desempenho, Governança
e Relação com o ecossistema) que orientam a análise da implantação de modelos
de negócio para a sustentabilidade nas empresas selecionadas. A partir dessa
análise, são propostos onze elementos norteadores para a implantação de modelos
de negócio para a sustentabilidade em empresas que pretendam seguir este
caminho.