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A divulgação das informações sobre modelos de negócios e seus reflexos na agregação de valor das empresas no Brasil

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Autor Alves, Paulo César Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8399949333526900;
Orientador Decourt, Roberto Frota;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A divulgação das informações sobre modelos de negócios e seus reflexos na agregação de valor das empresas no Brasil;
Resumo Em face ao crescente interesse pela temática de Modelo de Negócios (MN) na literatura contábil, em resposta aos textos emitidos pelos organismos internacionais de normatização como International Accounting Standards Board (IASB), Financial Reporting Council (FRC) e o European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG), que consideram os conceitos de MN, este estudo tem por objetivo analisar qual a contribuição das práticas de divulgação voluntária de informações sobre o modelo de negócios na agregação de valor das empresas no Brasil, sob a perspectiva da Assimetria de Informação. Foi utilizada a amostra de empresas 91 listadas no Índice Brasil Amplo (IBrA) da B3 de 2015 a 2021, analisando o comportamento dos índices de divulgação de MN e do índice de assimetria de informação (IAI), e seus reflexos no custo de capital e valor das empresas, por meio de regressões lineares múltiplas. Os resultados mostraram que a divulgação das informações do MN contribui para mitigação da assimetria de informações, para redução dos custos de capitais, repercutindo na valoração das empresas, e também que o IAI apresenta resultados positivos relativos à percepção dos analistas sobre a divulgação das informações nas empresas. Os resultados corroboram as hipóteses deste estudo, contribuindo com a literatura acadêmica sobre divulgação das informações e mitigação das assimetrias, e seus reflexos nos índices financeiros, bem como para demonstrar a importância do disclosure sobre MN, fazendo parte de um grupo de pesquisas, que busca mensurar os benefícios das empresas possuírem relatórios que contemple a divulgação da cadeia de valor, o que facilita a tomada de decisão de investimento nas empresas e/ou divulgação dos serviços prestados a sociedade.;
Abstract In view of the growing interest in the Business Model (BM) theme in the accounting literature, in response to texts issued by international standardization bodies such as the IASB - International Accounting Standards Board, FRC - Financial Reporting Council and the EFRAG - European Financial Reporting Advisory Group, which consider the concepts of BM, this study aims to analyze the contribution of practices of voluntary disclosure of information about the business model in the aggregation of value of companies in Brazil, from the perspective of Information Asymmetry. The sample of companies listed in the Brazil Amplo Index (IBrA) of B3 from 2015 to 2021 was used, analyzing the behavior of the MN disclosure indices and the information asymmetry index (IAI), and its reflections on the cost of capital and value of companies, through multiple linear regressions. The results showed that the disclosure of MN information contributes to the mitigation of information asymmetry, in the reduction of capital costs, impacting the valuation of companies and that the IAI presents positive results regarding the perception of analysts about the disclosure of information in the companies. companies. The results corroborate the hypotheses of this study, contributing to the academic literature on disclosing information and mitigating asymmetries, and their impact on financial indices, as well as demonstrating the importance of disclosure about BM, as part of a research group that seeks to measure the benefits of companies having reports that include the disclosure of the value chain, which facilitates decision-making on investing in companies and/or disclosing the services provided to society.;
Palavras-chave Modelo de negócios; Assimetria da informação; Custo de capital; Valor das empresas; Cost of capital; Value of companies; Business model; Information asymmetry;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-11-28;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12147;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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