Resumo:
Em face ao crescente interesse pela temática de Modelo de Negócios (MN) na literatura contábil, em resposta aos textos emitidos pelos organismos internacionais de normatização como International Accounting Standards Board (IASB), Financial Reporting Council (FRC) e o European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG), que consideram os conceitos de MN, este estudo tem por objetivo analisar qual a contribuição das práticas de divulgação voluntária de informações sobre o modelo de negócios na agregação de valor das empresas no Brasil, sob a perspectiva da Assimetria de Informação. Foi utilizada a amostra de empresas 91 listadas no Índice Brasil Amplo (IBrA) da B3 de 2015 a 2021, analisando o comportamento dos índices de divulgação de MN e do índice de assimetria de informação (IAI), e seus reflexos no custo de capital e valor das empresas, por meio de regressões lineares múltiplas. Os resultados mostraram que a divulgação das informações do MN contribui para mitigação da assimetria de informações, para redução dos custos de capitais, repercutindo na valoração das empresas, e também que o IAI apresenta resultados positivos relativos à percepção dos analistas sobre a divulgação das informações nas empresas. Os resultados corroboram as hipóteses deste estudo, contribuindo com a literatura acadêmica sobre divulgação das informações e mitigação das assimetrias, e seus reflexos nos índices financeiros, bem como para demonstrar a importância do disclosure sobre MN, fazendo parte de um grupo de pesquisas, que busca mensurar os benefícios das empresas possuírem relatórios que contemple a divulgação da cadeia de valor, o que facilita a tomada de decisão de investimento nas empresas e/ou divulgação dos serviços prestados a sociedade.