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Indicadores de competitividade do mercado de ensino superior para a avaliação da transferência interinstitucional discente: um estudo para os cursos de graduação em ciências contábeis

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Autor Borges, Eduardo Rosa Kras;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4934720085540302;
Orientador Carvalho, Alexsandro Marian;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9529095487923334;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Indicadores de competitividade do mercado de ensino superior para a avaliação da transferência interinstitucional discente: um estudo para os cursos de graduação em ciências contábeis;
Resumo Nas últimas décadas, o mercado de educação superior no Brasil apresentou um cenário de forte expansão na oferta de cursos. Esta evidência, deve¬se principalmente a aspectos socioeconômicos, mudanças na legislação e programas governamentais voltados para a popularização do acesso ao ensino superior. Em meio a este mercado de concentração e concorrência em plena evolução, a sustentabilidade econômica das instituições, em parte, passa pelo desafio de implementar a adoção de práticas de controle e gestão que minimizam os efeitos do desiquilíbrio entre oferta e demanda de vagas (oferta » demanda). No contexto da gestão de indicadores, o monitoramento da demanda por vagas dos cursos representa um indicador chave na tomada de decisão dos gestores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as relações entre demanda por vagas (número de migrações) e a competição entre os cursos no que tange as transferências interinstitucionais. A concorrência entre as instituições foi monitorada tanto pela preferência dos discentes (probabilidade de retenção) como pelo número de rotas de imigração | emigração entre as instituições (número de conexões entre as instituições). Para tanto, analisou¬se dados longitudinais das bases do INEP e do IBGE no período de 2009 a 2017. A população da pesquisa foi representada pela totalidade das IES no Brasil, e a amostra constituída pelos alunos do curso de Ciências Contábeis. A análise diagnóstica foi baseada no desenvolvimento de modelos econométricos nos níveis discente e cursos. Para os discentes, desenvolveu¬se um modelo Logit de Dados Empilhados que trata da relação entre a probabilidade de retenção e aspectos socioeconômicos. Já no nível dos cursos, determinou¬se um modelo de Dados em Painel de Efeitos Aleatórios para explicação das migrações em função do número de conexões entre as instituições. Em termos de achados, em nível da decisão do aluno, a probabilidade de retenção discente no curso depende principalmente, em ordem de maior probabilidade, de aspectos econômicos, sociais e qualidade do curso. No que se refere à concorrência entre os cursos, constatou¬se que o fluxo de migração discente responde a sua centralidade na competição interinstitucional. Em outras palavras, há uma relação positiva entre a taxa de migração de alunos e a diferença entre número/dispersão do número de instituições de origem e destino. Por fim, foi apresentada sugestão para agregar variável de receita média por aluno aos modelos, dado este que não é de domínio público atualmente.;
Abstract In recent decades, the higher education market in Brazil has seen a strong expansion in the offer of courses. This evidence is mainly due to socioeconomic aspects, changes in legislation and government programs aimed at popularizing access to higher education. The economic sustainability of the institutions is in the midst of this market of concentration and competition. Competition happens to be in full evolution; and the economic sustainability, in part, involves the challenge of implementing the adoption of control. As well, management practices will minimize the effects between supply and demand for vacancies. Thus, creating an imbalance. In the context of managing indicators, monitoring the demand for vacancies in courses represents a key indicator in decision¬making by managers. Therefore, this research aimed to evaluate the relationship between demand for places (number of migrations) and competition between courses in terms of interinstitutional transfers. Competition between institutions was monitored both by students’ preference (probability of retention) and by the number of immigration routes | emigration between institutions (number of connections between institutions). For this purpose, longitudinal data from the INEP and IBGE databases from 2009 to 2017 were analyzed. The research population was represented by all HEIs in Brazil, and the sample consisted of Accounting students. The diagnostic analysis was based on the development of econometric models at student and course levels. For the students, a Logit model of Stacked Data was developed that deals with the relationship between the probability of retention and socioeconomic aspects. At the level of courses, a Random Effects Panel Data model was determined to explain migrations as a function of the number of connections between institutions. In terms of findings, at the level of the student’s decision, the probability of student retention in the course mainly depends, in order of greater probability, on economic, social and quality aspects of the course. With regard to competition between courses, it was found that the student migration flow responds to its centrality in inter¬institutional competition. In other words, there is a positive relationship between the student migration rate and the difference between the number/dispersion of the number of source and target institutions. Finally, a suggestion was presented to add a variable of average revenue per student to the models, given that it is not currently in the public domain.;
Palavras-chave Mercado de educação superior; Redes complexas; Teoria da decisão; Migração de alunos; Controle de gestão; Higher education market; Complex networks; Decision theory; Student migration; Management control;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12145;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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