Abstract:
Nas últimas décadas, o mercado de educação superior no Brasil apresentou um cenário de forte expansão na oferta de cursos. Esta evidência, deve¬se principalmente a aspectos socioeconômicos, mudanças na legislação e programas governamentais voltados para a popularização do acesso ao ensino superior. Em meio a este mercado de concentração e concorrência em plena evolução, a sustentabilidade econômica das instituições, em parte, passa pelo desafio de implementar a adoção de práticas de controle e gestão que minimizam os efeitos do desiquilíbrio entre oferta e demanda de vagas (oferta » demanda). No contexto da gestão de indicadores, o monitoramento da demanda por vagas dos cursos representa um indicador chave na tomada de decisão dos gestores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as relações entre demanda por vagas (número de migrações) e a competição entre os cursos no que tange as transferências interinstitucionais. A concorrência entre as instituições foi monitorada tanto pela preferência dos discentes (probabilidade de retenção) como pelo número de rotas de imigração | emigração entre as instituições (número de conexões entre as instituições). Para tanto, analisou¬se dados longitudinais das bases do INEP e do IBGE no período de 2009 a 2017. A população da pesquisa foi representada pela totalidade das IES no Brasil, e a amostra constituída pelos alunos do curso de Ciências Contábeis. A análise diagnóstica foi baseada no desenvolvimento de modelos econométricos nos níveis discente e cursos. Para os discentes, desenvolveu¬se um modelo Logit de Dados Empilhados que trata da relação entre a probabilidade de retenção e aspectos socioeconômicos. Já no nível dos cursos, determinou¬se um modelo de Dados em Painel de Efeitos Aleatórios para explicação das migrações em função do número de conexões entre as instituições. Em termos de achados, em nível da decisão do aluno, a probabilidade de retenção discente no curso depende principalmente, em ordem de maior probabilidade, de aspectos econômicos, sociais e qualidade do curso. No que se refere à concorrência entre os cursos, constatou¬se que o fluxo de migração discente responde a sua centralidade na competição interinstitucional. Em outras palavras, há uma relação positiva entre a taxa de migração de alunos e a diferença entre número/dispersão do número de instituições de origem e destino. Por fim, foi apresentada sugestão para agregar variável de receita média por aluno aos modelos, dado este que não é de domínio público atualmente.