RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Influências da atividade física no rendimento escolar: uma revisão sistemática

Mostrar registro simples

Autor Fantinel Júnior, Mauro Capaverde;
Orientador Pereira Filho, Ednaldo da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4035546674329473;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Influências da atividade física no rendimento escolar: uma revisão sistemática;
Resumo O Brasil é um país que possui uma alta taxa de jovens sedentários e de estudantes com um baixo nível de rendimento escolar no ensino fundamental e médio, de acordo com as médias abaixo de 6 do IDEB de 2019. Não obstante, o último Censo Escolar do INEP (2022) também aponta dados preocupantes em relação à reprovação e abandono escolar. Em vista disso, existe um senso comum que a atividade física pode ser um forte elemento tanto para a evolução dos aspectos físicos como dos aspectos mentais. No entanto, o que diz a ciência? Portanto, o presente estudo é uma revisão sistemática e o objetivo é analisar as influências da atividade física no rendimento escolar de estudantes, publicadas de 2015 a 2021, na base de dados dos periódicos da CAPES. Em relação aos resultados, durante o período publicado, a maioria das publicações sinaliza uma influência positiva da atividade física no rendimento escolar. Porém, isto não é consenso devido à diversidade de respostas, ou seja, existem estudos que não apresentam associações e outros estudos que apresentam associações negativas, sem falar que falta consistência nos estudos que apresentam associações positivas. Além disso, as publicações foram majoritariamente quantitativas, questionários, como o IPAQ e suas versões, foram a principal forma de coleta de atividade física e o rendimento escolar ficou restrito as notas. Portanto, para fugir do senso comum, são necessárias mais pesquisas com diferentes abordagens metodológicas e com uma maior variedade de instrumentos para coletar os dados.;
Palavras-chave Atividade física; Rendimento escolar; Physical activity; School performance; Academic performance;
Tipo TCC;
Data de defesa 2022-06-20;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12111;
Nivel Graduação;
Curso Educação Física;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística