RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Influências da atividade física no rendimento escolar: uma revisão sistemática

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Fantinel Júnior, Mauro Capaverde;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pereira Filho, Ednaldo da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4035546674329473;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Influências da atividade física no rendimento escolar: uma revisão sistemática;
metadataTrad.dc.description.resumo O Brasil é um país que possui uma alta taxa de jovens sedentários e de estudantes com um baixo nível de rendimento escolar no ensino fundamental e médio, de acordo com as médias abaixo de 6 do IDEB de 2019. Não obstante, o último Censo Escolar do INEP (2022) também aponta dados preocupantes em relação à reprovação e abandono escolar. Em vista disso, existe um senso comum que a atividade física pode ser um forte elemento tanto para a evolução dos aspectos físicos como dos aspectos mentais. No entanto, o que diz a ciência? Portanto, o presente estudo é uma revisão sistemática e o objetivo é analisar as influências da atividade física no rendimento escolar de estudantes, publicadas de 2015 a 2021, na base de dados dos periódicos da CAPES. Em relação aos resultados, durante o período publicado, a maioria das publicações sinaliza uma influência positiva da atividade física no rendimento escolar. Porém, isto não é consenso devido à diversidade de respostas, ou seja, existem estudos que não apresentam associações e outros estudos que apresentam associações negativas, sem falar que falta consistência nos estudos que apresentam associações positivas. Além disso, as publicações foram majoritariamente quantitativas, questionários, como o IPAQ e suas versões, foram a principal forma de coleta de atividade física e o rendimento escolar ficou restrito as notas. Portanto, para fugir do senso comum, são necessárias mais pesquisas com diferentes abordagens metodológicas e com uma maior variedade de instrumentos para coletar os dados.;
metadataTrad.dc.subject Atividade física; Rendimento escolar; Physical activity; School performance; Academic performance;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-06-20;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12111;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Educação Física;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics