Resumo |
Este estudo trata sobre os estágios motores de alunos de 5 a 6 anos que participam e não participam de atividades esportivas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo envolvendo 60 alunos junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Spier, localizada no Município de Feliz/RS, com o objetivo de identificar os estágios motores de crianças de 5 a 6 anos da Educação Infantil da referida Escola. Para a obtenção dos resultados dessa investigação, foram realizados 4 (quatro) testes motores conforme os autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013). Os dados coletados nos revelam que, no teste de corrida, a maioria dos alunos, tanto praticantes de atividades extracurriculares (14 alunos = 56,00%) como não praticantes de atividades extracurriculares (21 alunos = 60,00%), foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 3. No teste de salto horizontal, a maioria dos alunos praticantes de atividades extracurriculares (14 alunos = 56,00%) foram classificados no Estágio Emergente Estágio 3 e a maioria dos alunos não praticantes de atividades extracurriculares (18 alunos – 51,43%) foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 2. Já no teste de arremesso sobre o ombro, a maioria dos alunos, tanto praticantes de atividades extracurriculares (9 alunos = 36,00%) como não praticantes de atividades extracurriculares (17 alunos = 48,57%), foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 3. Por fim, no teste de chutar, a maioria dos alunos, tanto praticantes de atividades extracurriculares (9 alunos = 36,00%) como não praticantes de atividades extracurriculares (19 alunos = 54,29%), foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 2. Neste sentido, a partir dos resultados obtidos neste estudo, considera se importante a participação dos alunos em atividades extracurriculares, como complemento para um melhor desenvolvimento motor, pois quanto maior o estímulo, maiores serão suas chances de que este processo ocorra.; |