Resumo |
Sabendo que estamos em uma pandemia, muitas crianças e adolescentes ficaram no mínimo cerca de 1 ano e 6 meses com poucas ou nenhuma atividade esportiva. Sabendo da importância dessas atividades, principalmente nas modalidades de futsal e futebol de campo para o desenvolvimento de aptidão física dos alunos, tivemos como objetivo analisar a importância das atividades esportivas proporcionada pelas Escolinhas Comunitária de Sapucaia do Sul para desenvolver aptidão física em alunos. Para analisar o nível de aptidão física dos alunos, foram realizadas baterias de teste do Proesp-Br que são: cálculo de IMC, teste flexibilidade, força de membros superiores e inferiores, força abdominal, teste de resistência aeróbica, teste de velocidade e teste de agilidade com amostra total de 74 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Os resultados mostraram significância nos testes de força abdominal, velocidade, força de membros superiores e agilidade tiveram a maior diferença (p=0,000); o teste de flexibilidade (p=0,020); o de resistência (p=0,030) e o índice de massa corporal (p=0,003). O teste de força dos membros inferiores não obteve diferença significativa em relação a avaliação inicial e final (p=0,073). Os resultados ainda foram classificados pelos níveis (fraco, regular, bom, muito bom e excelente) de aptidão de aptidão física em cada teste referenciado pela tabela do Proesp-Br. Conclui que a atividade esportiva das escolinhas no contra turno escolar desenvolve melhora da aptidão física relacionada ao desempenho motor nas crianças e adolescentes que praticam aulas de futsal e futebol.; |