Resumo |
Este estudo trata sobre os estágios motores de crianças de 7 a 10 anos em uma determinada escola na cidade de Feliz/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo envolvendo 80 alunos matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Saturnina Ruschel, localizada no Município de Feliz/RS. O objetivo deste estudo foi identificar os estágios motores de crianças de 7 a 10 anos do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos resultados dessa investigação, foram realizados 3 (três) testes motores, conforme Gallahue, Ozmun e Goodway (2013). Os dados coletados revelaram que no teste do arremesso por sobre o ombro, 46 (57,50%) dos indivíduos foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 2, os demais investigados se encontrando nos demais estágios. No teste da corrida, foi identificado que 55 (68,75%) dos indivíduos foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 2 e os demais investigados se encontrando nos demais estágios. E, por fim, no teste do salto horizontal, foi identificado que 59 (73,75%) indivíduos foram classificados no Estágio Emergente – Estágio 2 e os demais investigados se encontrando nos outros estágios. A partir dos resultados obtidos, os quais se apresentaram muito aquém dos resultados considerados satisfatórios para a faixa etária investigada, sugeriu-se que os alunos investigados tenham a possibilidade de receber maiores estímulos motores nas suas atividades físicas, no intuito de aproximar suas habilidades motoras à estágios mais avançados (proficientes).; |