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Abordagens de elementos das culturas afro-brasileira e indígena: as representações sociais de professores de Educação Física Escolar de Canela-RS

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metadataTrad.dc.contributor.author Denardi, Anderson Artur;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pereira Filho, Ednaldo da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4035546674329473;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Abordagens de elementos das culturas afro-brasileira e indígena: as representações sociais de professores de Educação Física Escolar de Canela-RS;
metadataTrad.dc.description.resumo Sabe-se que a aceitação e influência das culturas afro-brasileira e indígena sempre sofreram algum preconceito ou resistência por grande parte da população brasileira, mesmo tendo enorme importância na construção da nossa sociedade. Entendendo essa importância, a partir da Constituição Federal de 1988 alguns avanços em relação a essa temática vêm sendo implementadas como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e melhoradas através das leis 10639/03 e, posteriormente, da lei 11645/08 que torna obrigatória a inclusão de estudos relacionados a história e as culturas afro-brasileira e indígena no currículo escolar do ensino fundamental e médio, na rede pública e privada. Sabendo dessa relevância e influência cultural, esse trabalho traz como objetivo identificar e descrever as representações sociais de professores(as) de educação física sobre as abordagens de elementos das culturas afro-brasileira e indígena nas redes de ensino pública e particular, de nível fundamental da cidade de Canela/RS. A pesquisa tem caráter qualitativo de amostra não probabilística por tipicidade e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para aceitação dos(a) quatro professores(a) quanto à obrigatoriedade do ensino das temáticas afro-brasileira e indígena nas escolas e concordância com a implementação das leis 10639/03 e 11645/08. Sobre os conteúdos que priorizam os(a) professores(a) abordam, jogos, brincadeiras e esportes, mas não se aproximam diretamente da temática afro-brasileira e indígena em suas prioridades. Para planejamento de suas aulas os(a) professores(a) citam como referência documentos como a BNCC, o plano do município ou regimento do estado, e encontram através desses documentos possibilidades de trabalhar jogos, brincadeiras, danças e lutas que podem ser relacionadas às culturas afro-brasileira e indígena, e dizem em sua maioria não sentir dificuldade em trabalhar com a temática, porém, em suas falas relatam falta de formação, aprofundamento e experiências em relação aos conteúdos associados às manifestações afro-brasileira e indígena, sendo que o fato de pesquisar sobre a temática é trazida como uma dificuldade pelos(a) entrevistados(a).;
metadataTrad.dc.subject Afro-brasileira; Indígena; Educação física;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-06-21;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12098;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Educação Física;


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