Resumo |
Sabe-se que a aceitação e influência das culturas afro-brasileira e indígena sempre sofreram algum preconceito ou resistência por grande parte da população brasileira, mesmo tendo enorme importância na construção da nossa sociedade. Entendendo essa importância, a partir da Constituição Federal de 1988 alguns avanços em relação a essa temática vêm sendo implementadas como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e melhoradas através das leis 10639/03 e, posteriormente, da lei 11645/08 que torna obrigatória a inclusão de estudos relacionados a história e as culturas afro-brasileira e indígena no currículo escolar do ensino fundamental e médio, na rede pública e privada. Sabendo dessa relevância e influência cultural, esse trabalho traz como objetivo identificar e descrever as representações sociais de professores(as) de educação física sobre as abordagens de elementos das culturas afro-brasileira e indígena nas redes de ensino pública e particular, de nível fundamental da cidade de Canela/RS. A pesquisa tem caráter qualitativo de amostra não probabilística por tipicidade e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para aceitação dos(a) quatro professores(a) quanto à obrigatoriedade do ensino das temáticas afro-brasileira e indígena nas escolas e concordância com a implementação das leis 10639/03 e 11645/08. Sobre os conteúdos que priorizam os(a) professores(a) abordam, jogos, brincadeiras e esportes, mas não se aproximam diretamente da temática afro-brasileira e indígena em suas prioridades. Para planejamento de suas aulas os(a) professores(a) citam como referência documentos como a BNCC, o plano do município ou regimento do estado, e encontram através desses documentos possibilidades de trabalhar jogos, brincadeiras, danças e lutas que podem ser relacionadas às culturas afro-brasileira e indígena, e dizem em sua maioria não sentir dificuldade em trabalhar com a temática, porém, em suas falas relatam falta de formação, aprofundamento e experiências em relação aos conteúdos associados às manifestações afro-brasileira e indígena, sendo que o fato de pesquisar sobre a temática é trazida como uma dificuldade pelos(a) entrevistados(a).; |