Resumo |
O presente estudo tem o objetivo de verificar como a Educação Física escolar no Ensino Fundamental I a partir dos seus processos de ensino-aprendizagem pode prevenir o sedentarismo infantil. A pesquisa apresenta características de um estudo transversal, de abordagem qualitativa. A amostra utilizada foi não probabilística por acessibilidade, composta por 5 professores de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, 3 do município de Morro Reuter/RS, 1 de Novo Hamburgo/RS e 1 do município de Sapucaia do Sul/RS. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada de maneira individual com todos os participantes escolhidos em horário acordado, após as mesmas foram transcritas e devolvidas aos participantes para que validassem as mesmas e as devolvessem para dar continuidade a pesquisa. Como procedimento de análise de resultados foi utilizado à análise de conteúdo. As categorias de análise utilizadas na entrevista foram: os conteúdos trabalhados; os processos de ensino-aprendizagem utilizados; investigação dos hábitos dos alunos em relação à prática de atividades físicas; a percepção dos docentes acerca do tema “sedentarismo infantil”; o trabalho de temas relacionados à saúde nesta faixa etária e se acreditam que a Educação Física pode ajudar a prevenir o sedentarismo infantil. A partir disto concluiu-se que a Educação Física no Ensino Fundamental I pode dentro de suas possibilidades e realidades ajudar na prevenção ao sedentarismo infantil através das próprias atividades praticadas em aula, de forma lúdica e prazerosa, porém deve-se também fazer um trabalho de conscientização junto às famílias, citadas como um dos motivos de adoção de hábitos de vida pelos filhos, já que elas muitas vezes não detém as informações necessárias sobre o assunto, tornando-se assim um trabalho conjunto entre a disciplina e a família, impactando também o sistema de saúde a longo prazo com o incentivo de adoção de uma vida ativa desde a infância.; |