metadataTrad.dc.contributor.author |
Pacheco, Rita de Cássia Corrêa; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Ferreira, Luiz Alberto dos Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2465124681873474; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Academia da saúde e o enfrentamento da pandemia; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente estudo buscou identificar como o Programa Academia da Saúde da cidade de Esteio se organizou para manter o atendimento aos usuários no período da pandemia de COVID-19 e descrever as estratégias utilizadas pelo programa para se adaptar às restrições impostas pela pandemia a fim de manter o vínculo com seus usuários e permanecer como um local de promoção e de cuidado em saúde. A metodologia teve abordagem qualitativa exploratória. Os dados foram produzidos por entrevista semiestruturada com três profissionais de Educação Física e um estagiário de Educação Física que trabalham no Programa, e foram analisados por meio de análise temática. A migração para as aulas on line, a criação de protocolos para atendimento presenciais e a reorganização das turmas apareceram como as principais estratégias utilizadas, sendo o manejo das tecnologias considerado um fator limitante para a participação das aulas remotas por parte de alguns usuários. Já em relação às aulas presenciais o número restrito de vagas por turma e o medo do contágio por COVID-19 foram citados como as principais dificuldades a serem superadas. Por fim, o Programa Academia da Saúde entende que conseguiu manter os vínculos de cuidado e promoção de saúde com seus usuários e que teve uma avaliação positiva por parte deles.; |
metadataTrad.dc.subject |
Saúde pública; Academia da saúde; Pandemia; Covid-19; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-06-30; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12087; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Educação Física; |