RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design para brincadeiras inclusivas: projetando para o desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com baixa visão

Mostrar registro simples

Autor Nascimento, Alice Castro da Costa;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Design para brincadeiras inclusivas: projetando para o desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com baixa visão;
Resumo A integração de crianças com baixa visão no ensino regular oferece pontos positivos para ambos os lados, mas nem sempre a escola está preparada para receber o aluno com deficiência. Na idade escolar, especialmente crianças de seis a oito anos, o convívio coletivo por meio de brincadeiras faz com que a criança desenvolva importantes habilidades sociais. O estudo se propõe a estimular a prática da inclusão de crianças com baixa visão no ensino regular em momentos de lazer, para que possam desenvolver as habilidades sociais. Para isso, faz-se o uso da metodologia do design estratégico, o metaprojeto. Esse processo resultou em um sistema produto-serviço composto por um kit de atividades cujo protagonista é um livro de histórias com temática que remete à baixa visão. Ao todo, o kit é composto pelo livro, peças para montar máscaras e um guia para o professor, além de um site com elementos adicionais. O livro propõe desafios que, acompanhados dos demais componentes, estimulam o pensamento inclusivo para que os alunos compreendam e criem laços com o colega com baixa visão.;
Abstract The integration of children with low vision in common schools offers positive aspects to both sides, however, the school isn't always prepared to admit students with disabilities. At the scholar age, specifically children from ages 6 to 8, socializing through playing helps the child develop important social skills. The present study aims to stimulate the inclusion of low-vision children in common schools in moments of leisure, so that they are able to develop social skills. This is achieved through the use of the strategic design methodology, metaproject. The process' result is a product-service system made up of an activity kit which has a low vision-themed storybook as the main piece. The kit as a whole is composed of the book, pieces that make up masks and a teacher's guide, along with a site with additional features. The book brings out challenges that, along with the other materials, aim to stimulate children's inclusive thinking, so that they'll have more comprehension and bond with the low vision classmate.;
Palavras-chave Design estratégico; Design emocional; Inclusão; Baixa visão; Brinquedos e brincadeiras; Strategic design; Emotional design; Inclusion; Low vision; Playing;
Tipo TCC;
Data de defesa 2022-06-22;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12057;
Nivel Graduação;
Curso Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística