RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design de brinquedos e brincadeiras: estimulando comportamentos empáticos e senso de alteridade em crianças de idade escolar

Mostrar registro simples

Autor Trein, Laura Salvaterra Jucá;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Design de brinquedos e brincadeiras: estimulando comportamentos empáticos e senso de alteridade em crianças de idade escolar;
Resumo É na infância que diversas habilidades sociais são adquiridas, essenciais para o desenvolvimento sócio-emocional da criança. Duas dessas habilidades consideradas fundamentais para o convívio em sociedade são a empatia e a alteridade, ambas relacionadas com a presença e a disposição para entender o outro. Considerando isso, o presente estudo tem como objetivo estimular empatia e alteridade em crianças de idade escolar através de brinquedos e brincadeiras, encorajando a interação entre elas, aprendendo a respeitar as diferenças, para prevenir a intenção da prática do bullying. Utilizando ferramentas do design estratégico, este trabalho foi desenvolvido em nível de trabalho de conclusão de curso. O resultado foi um sistema produto-serviço com um brinquedo principal e elementos secundários que compõem duas jornadas, uma individual e outra coletiva, com crianças de 5 a 7 anos, além de recursos informativos para professores, pais e responsáveis envolvidos. O projeto foi validado com 8 crianças e 12 profissionais das áreas da saúde e educação.;
Abstract It is in childhood that several social skills are acquired, essential for the child's socio-emotional development. Two of these skills considered essential for socializing in society are empathy and alterity, both related to presence and willingness to understand the other. Considering this, the present study aims to stimulate empathy and otherness in school-age children through toys and games, encouraging interaction between them, learning to respect differences, to prevent the intention to practice bullying. Using strategic design tools, this work was developed at the end of course work level. The result was a product-service system with a main toy and secondary elements that make up two journeys, one individual and the other collective, with children aged 5-7 years, in addition to informational resources for teachers, parents and guardians involved. The project was validated with 8 children and 12 professionals in the areas of health and education.;
Palavras-chave Design estratégico; Design emocional; Design para o bem-estar; Brinquedos; Idade escolar; Strategic design; Emotional design; Design for well-being; Toys; School age;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-10;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12050;
Nivel Graduação;
Curso Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística