Autor |
Weppo, Branda Eloá; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8236739208044057; |
Orientador |
Silveira Junior, Luiz Gonzaga; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4109110009789771; |
Co-orientador |
Veronez, Mauricio Roberto; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157177135951013; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Avaliação de uma interface do usuário (UI) incluída no software de realidade virtual imersiva (RVi) mosis LAB; |
Resumo |
Desconforto e cansaço visual são problemas comuns durante a utilização prolongada de Realidade Virtual Imersiva. Devida à carência de protocolos para o desenvolvimento de interfaces nesse ambiente, propor soluções convenientes para essa tarefa pode ser um desafio complexo. A semiótica, estudo da construção do significado a partir dos sentidos, tem sido vista como uma alternativa para melhorar a Experiência do Usuário (User Experience-UX) em ambientes projetados com interface 3D. Na presente pesquisa propõe-se a definição de diretrizes analíticas que avaliam a UX aplicada ao software Mosis LAB, considerando o ajuste do ambiente de acordo com conceitos de semiótica e UX. Foram levantados trabalhos relacionados ao tema de pesquisa contendo ideias com potencial de melhorar a UX no ambiente virtual alvo do estudo. A pesquisa inclui simulações com cada elemento do Mosis LAB a fim de avaliar a percepção
do usuário sob a perspectiva da semiótica. O suporte teórico em pesquisas de Semiótica e Percepção do Usuário tem considerável potencial para melhorar a UX no ambiente virtual alvo do estudo. Logo, tende a melhorar a eficiência da interação, reduzindo potenciais danos físicos e mentais, possibilitando assim um maior tempo contínuo de uso do sistema.; |
Abstract |
Discomfort and eye strain are common problems during prolonged use of Immersive Virtual Reality. Due to the lack of protocols for the development of interfaces in this environment, proposing convenient solutions for this task can be a complex challenge. Semiotics, the study of the construction of meaning from the senses, has been seen as an alternative to improve User Experience (UX) in environments designed with a 3D interface. The present research proposes the definition of analytical guidelines that evaluate the UX applied to the Mosis LAB software, considering the adjustment of the environment according to semiotics and UX concepts. Works related to the research topic were raised containing ideas with the potential to improve the UX in the virtual environment targeted by the study. The research includes simulations with each
element of the Mosis LAB to assess the user’s perception from a semiotic perspective.
Theoretical support in Semiotics and User Perception research has considerable potential to improve UX in the virtual environment targeted by the study. Therefore, it tends to improve the efficiency of the interaction, reducing potential physical and mental damage, thus enabling longer continuous use of the system.; |
Palavras-chave |
Realidade virtual; Interação Humano-Computador (IHC); Experiência do usuário; Interface do usuário; Semiótica; Virtual Reality (VR); Human-Computer Interaction (HCI); User Experience (UX); Use Interface (UI); Semiotic; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-09-14; |
Agência de fomento |
Petrobras - Petróleo Brasileiro S. A.; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12011; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |