Resumo:
Desconforto e cansaço visual são problemas comuns durante a utilização prolongada de Realidade Virtual Imersiva. Devida à carência de protocolos para o desenvolvimento de interfaces nesse ambiente, propor soluções convenientes para essa tarefa pode ser um desafio complexo. A semiótica, estudo da construção do significado a partir dos sentidos, tem sido vista como uma alternativa para melhorar a Experiência do Usuário (User Experience-UX) em ambientes projetados com interface 3D. Na presente pesquisa propõe-se a definição de diretrizes analíticas que avaliam a UX aplicada ao software Mosis LAB, considerando o ajuste do ambiente de acordo com conceitos de semiótica e UX. Foram levantados trabalhos relacionados ao tema de pesquisa contendo ideias com potencial de melhorar a UX no ambiente virtual alvo do estudo. A pesquisa inclui simulações com cada elemento do Mosis LAB a fim de avaliar a percepção
do usuário sob a perspectiva da semiótica. O suporte teórico em pesquisas de Semiótica e Percepção do Usuário tem considerável potencial para melhorar a UX no ambiente virtual alvo do estudo. Logo, tende a melhorar a eficiência da interação, reduzindo potenciais danos físicos e mentais, possibilitando assim um maior tempo contínuo de uso do sistema.