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A construção de identidades de professores homens na educação infantil a partir de narrativas de práticas pedagógicas

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Autor Farias, Vagner Moraes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9748233957616031;
Orientador Mira, Caio César Costa Ribeiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A construção de identidades de professores homens na educação infantil a partir de narrativas de práticas pedagógicas;
Resumo A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo geral: compreender de que forma as identidades de dois professores do gênero masculino, da educação infantil de uma rede de educação municipal da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se constituem em narrativas orais sobre sua prática profissional. Quanto aos objetivos específicos: i) analisar como os participantes constroem discursivamente as expectativas e os desafios apresentados no início de carreira por meio de suas narrativas; ii) investigar os posicionamentos discursivos apresentados nas narrativas de docentes; iii) evidenciar os elementos linguísticos-discursivos envolvidos na construção identitária do docente que atua na Educação Infantil. Sustenta-se a abordagem do problema com base na análise de narrativas, orientadas para a perspectiva sociointeracionista. Assentaram-se as ferramentas analíticas em Ochs e Capps (2001), para compreender as dimensões das narrativas expressas pelos participantes; Bamberg (2002) e De Fina (2013), para discutir sobre os níveis de posicionamentos; Bucholtz e Hall (2005) para as tratativas de identidade. De modo a contemplar os discursos produzidos, apoia-se nas pistas indexicais, desenvolvidas por Wortham (2001). E, para tecer sobre gênero e os processos envolvidos, caminha-se na perspectiva de conceito-ferramenta proposto por Dal’Igna, Scherer e Silva (2018). Para a geração de dados, utilizou-se a gravação de áudio e vídeo para abarcar, segundo De Fina (2013), “as formas linguísticas e não linguísticas”. Obtiveram-se os dados por meio de entrevistas narrativas e ocorreram individualmente, em horário viável ao participante. Constatou-se que as identidades masculinas docentes são produzidas e transformadas em uma articulação de gênero com outros marcadores sociais. Sua construção é evidenciada pelos participantes por meio da postura de exibição de avaliação afetiva e orientações epistêmicas, dando vivência aos acontecimentos, garantindo uma historiabilidade alta.;
Abstract La investigación presentada en esta disertación tiene como objetivo general: comprender cómo las identidades de dos profesores varones, de educación infantil en una red educativa municipal de la región metropolitana de Porto Alegre, em Rio Grandedo Sul, se constituyen en narrativas orales sobre su práctica profesional. En cuanto a los objetivos específicos: i) analizar cómo los participantes construyen discursivamente las expectativas y desafíos presentados al inicio de sus carreras a través de sus narrativas; ii) investigar las posiciones discursivas presentadas en las narrativas de los docentes; iii) destacar los elementos lingüístico-discursivos que intervienen en la construcción identitaria del docente que actúa en Educación Infantil. El abordaje del problema se basa en el análisis de narrativas, orientado hacia una perspectiva socio-interaccionista. Las herramientas analíticas se basaron en Ochs y Capps (2001), para comprender las dimensiones de las narrativas expresadas por los participantes; Bamberg (2002) y De Fina (2013), para discutir los niveles de posicionamiento; Bucholtz y Hall (2005) para negociaciones de identidad. Para la contemplación de los discursos producidos, se apoya en claves indexicales, desarrolladas por Wortham (2001). Y, para tejer sobre el género y los procesos involucrados, caminamos en la perspectiva del concepto-herramienta propuesto por Dal'Igna, Scherer y Silva (2018). Para la generación de datos se utilizó grabación de audio y video para cubrir, según De Fina (2013), “formas lingüísticas y no lingüísticas”. Los datos se obtuvieron a través de entrevistas narrativas y se realizaron individualmente, en un momento factible para el participante. Se encontró que las identidades de los docentes varones se producen y transforman en una articulación de género con otros marcadores sociales. Su construcción es evidenciada por los participantes a través de la postura de desplegar evaluación afectiva y orientaciones epistémicas, dando vivencia a los hechos, garantizando una alta historicidad.;
Palavras-chave Narrativas; Identidades; Sociolinguística interacional; Sociolingüística Interaccional;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-08-24;
Agência de fomento Fundo Pe. Theobaldo Frantz;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11920;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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