Resumo:
A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo geral: compreender de que forma as identidades de dois professores do gênero masculino, da educação infantil de uma rede de educação municipal da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se constituem em narrativas orais sobre sua prática profissional. Quanto aos objetivos específicos: i) analisar como os participantes constroem discursivamente as expectativas e os desafios apresentados no início de carreira por meio de suas narrativas; ii) investigar os posicionamentos discursivos apresentados nas narrativas de docentes; iii) evidenciar os elementos linguísticos-discursivos envolvidos na construção identitária do docente que atua na Educação Infantil. Sustenta-se a abordagem do problema com base na análise de narrativas, orientadas para a perspectiva sociointeracionista. Assentaram-se as ferramentas analíticas em Ochs e Capps (2001), para compreender as dimensões das narrativas expressas pelos participantes; Bamberg (2002) e De Fina (2013), para discutir sobre os níveis de posicionamentos; Bucholtz e Hall (2005) para as tratativas de identidade. De modo a contemplar os discursos produzidos, apoia-se nas pistas indexicais, desenvolvidas por Wortham (2001). E, para tecer sobre gênero e os processos envolvidos, caminha-se na perspectiva de conceito-ferramenta proposto por Dal’Igna, Scherer e Silva (2018). Para a geração de dados, utilizou-se a gravação de áudio e vídeo para abarcar, segundo De Fina (2013), “as formas linguísticas e não linguísticas”. Obtiveram-se os dados por meio de entrevistas narrativas e ocorreram individualmente, em horário viável ao participante. Constatou-se que as identidades masculinas docentes são produzidas e transformadas em uma articulação de gênero com outros marcadores sociais. Sua construção é evidenciada pelos participantes por meio da postura de exibição de avaliação afetiva e orientações epistêmicas, dando vivência aos acontecimentos, garantindo uma historiabilidade alta.