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“Eu também sou (do) bilíngue?” – a coconstrução de identidades de educadores atuantes no planejamento de um currículo bilíngue integrado à luz da teoria sócio-histórico-cultural

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Autor Marques, Eduardo Henrique Sampaio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4710229934231474;
Orientador Nicolaides, Christine Siqueira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7259165987281866;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Eu também sou (do) bilíngue?” – a coconstrução de identidades de educadores atuantes no planejamento de um currículo bilíngue integrado à luz da teoria sócio-histórico-cultural;
Resumo A presente pesquisa visa a analisar, à luz da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky (1987; 1988), as transformações ocorridas nas identidades dos participantes da pesquisa durante um curso de formação em educação bilíngue com vistas à coconstrução de um currículo bilíngue integrado. A metodologia se dá a partir da geração de narrativas (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014) ao longo da observação de encontros síncronos no curso de formação continuada e em entrevistas realizadas com os participantes. Desse modo, podemos contribuir no campo da Linguística Aplicada para a compreensão desse sujeito educador, em práticas escolares e na formação de educadores engajados com uma educação bilíngue colaborativa e transformadora. Os resultados indicam que os educadores participantes demonstram transformações significativas que levam em consideração os seguintes aspectos: apropriação dos conceitos desenvolvidos na formação, fluidez identitária, colaboração, pertencimento e empoderamento. Esses aspectos apontados serviram como categorias para a análise das narrativas dos educadores e educadoras em formação atuantes no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Nordeste do Brasil.;
Abstract The present research aims to analyze, in the light of Vygotsky’s socio-historical-cultural theory (1987; 1988), the transformations that occurred in the identities of the research participants during a development course for in bilingual education with a view to co-constructing an integrated bilingual curriculum. The methodology will be based on the generation of narratives (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014) throughout the observation of synchronous meetings in the continuing education course and in interviews with the participants. In this way, we can contribute to the field of Applied Linguistics to the understanding of this educator in school practices and in the formation of educators engaged in a collaborative and transformative bilingual education. The results indicate that the participants of the research demonstrate significant transformations regarding the following aspects: appropriation of the concepts presented in the training, identity fluidity, collaboration, belonging and empowerment. These mentioned aspects served as categories for the analysis of the narratives of educators in training working in the 5th year of the Initial Years of Elementary School in a school located in the northeast of Brazil.;
Palavras-chave Educação bilíngue; Identidades; Teoria sócio-histórico-cultural; Formação de educadores; Bilingual education; Identitites; Sociocultural historical theory; Teacher education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-08-25;
Agência de fomento Fundo Pe. Theobaldo Frantz;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11919;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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