Resumo:
Este estudo investigou os estudantes e professores universitários do ensino presencial de Ciências Contábeis estavam autorregulados e motivados para cumprir as atividades no ensino remoto de emergência, assim como, a perceptiva dos professores neste período. Foi realizada uma pesquisa com método misto, em uma universidade privada localizada no Rio Grande do Sul, envolvendo alunos e professores de Ciências Contábeis na modalidade presencial noturna, que estudaram ou lecionaram no período de isolamento social 2020/2021, em aulas remotas de emergência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os três questionários foram aplicados simultaneamente no Google Forms durante o último semestre de 2021. Os questionários de coleta foram OSLQ, MSLQ e ILS. Os resultados do OSLQ demonstraram que as estratégias de aprendizagem dos alunos pesquisados apresentam um perfil moderado em relação aos fatores Estabelecimento de Metas e Busca de Ajuda, baixo em relação aos fatores Estratégias para as Tarefas, Gerenciamento do Tempo e Autoavaliação, e somente o fator Estrutura do Ambiente apresentou o perfil alto de aprendizagem autorregulada. Em relação ao MSLQ, especificamente na questão motivacional pode-se inferir que pelo menos 50% dos estudantes se encontram motivados. Em relação ao resultado do ILS os alunos de Ciências Contábeis do estudo apresentam preferência de aprendizagem reflexiva/sensorial/visual/sequencial. As variáveis sexo, idade semestre, trabalho, experiência na área e número de disciplinas cursadas não estão correlacionadas com a autorregulação, motivação ou estilo de aprendizagem. Os fatores motivacionais tiveram poucas correlações com as dicotomias do estilo de aprendizagem, sendo que houve relação significativa nas correlações, estando elas principalmente concentradas nos fatores Ativo/Sensorial/Intuitivo com as crenças sobre controle da aprendizagem (CRE), global/ativo com autoeficácia e verbal/reflexivo com a ansiedade. Para melhor entendimento do fenômeno foi realizada uma análise de clusters utilizando o método K-means, no qual se agrupam estudantes com as mesmas características em relação à utilização das estratégias de aprendizagem autorreguladas. Apresentou-se três grupos heterogêneos em termos de autorregulação da aprendizagem. As combinações dentro de cada grupo representam um padrão único que os distingue. Os grupos 2 e 3 apresentaram-se em média autorregulados e motivados e o grupo 1, o qual merece uma atenção especial, apresentou-se não regulado e desmotivado. Tais achados evidenciam experiências distintas entre os alunos do curso superior de contabilidade e como eles desenvolveram as estratégias de autorregulação de aprendizagem, o que ficou evidente com as respostas da questão aberta e com o grupo focal. Na questão aberta observa-se nas respostas dos alunos maiores considerações negativas sobre os fatores que interferem no ensino-aprendizagem nas aulas remotas e/ou simultâneas, entre as questões mais relacionadas estão e falta de estrutura e as distrações. Na questão aberta os pontos negativos sobressaem aos positivos em relação à estrutura, aulas, professores e sentimentos. No grupo focal os alunos apresentam mais variáveis de motivação, mas ainda mantendo alguns pontos negativos. Na entrevista dos professores constatou-se o estilo motivacional do docente mais controlador, e em relação as estratégias de aprendizagem, nos quais foram em grande parte tradicionais, porém com maior abertura para a inovação, alguns professores arriscaram novas estratégias.