Autor |
Oliveira, Carine de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4098473244613214; |
Orientador |
Korzenowski, André Luis; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2812376898382124; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Autorregulação e motivação dos estudantes e professores universitários do ensino presencial de ciências contábeis ao ensino remoto de emergência; |
Resumo |
Este estudo investigou os estudantes e professores universitários do ensino presencial de Ciências Contábeis estavam autorregulados e motivados para cumprir as atividades no ensino remoto de emergência, assim como, a perceptiva dos professores neste período. Foi realizada uma pesquisa com método misto, em uma universidade privada localizada no Rio Grande do Sul, envolvendo alunos e professores de Ciências Contábeis na modalidade presencial noturna, que estudaram ou lecionaram no período de isolamento social 2020/2021, em aulas remotas de emergência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Os três questionários foram aplicados simultaneamente no Google Forms durante o último semestre de 2021. Os questionários de coleta foram OSLQ, MSLQ e ILS. Os resultados do OSLQ demonstraram que as estratégias de aprendizagem dos alunos pesquisados apresentam um perfil moderado em relação aos fatores Estabelecimento de Metas e Busca de Ajuda, baixo em relação aos fatores Estratégias para as Tarefas, Gerenciamento do Tempo e Autoavaliação, e somente o fator Estrutura do Ambiente apresentou o perfil alto de aprendizagem autorregulada. Em relação ao MSLQ, especificamente na questão motivacional pode-se inferir que pelo menos 50% dos estudantes se encontram motivados. Em relação ao resultado do ILS os alunos de Ciências Contábeis do estudo apresentam preferência de aprendizagem reflexiva/sensorial/visual/sequencial. As variáveis sexo, idade semestre, trabalho, experiência na área e número de disciplinas cursadas não estão correlacionadas com a autorregulação, motivação ou estilo de aprendizagem. Os fatores motivacionais tiveram poucas correlações com as dicotomias do estilo de aprendizagem, sendo que houve relação significativa nas correlações, estando elas principalmente concentradas nos fatores Ativo/Sensorial/Intuitivo com as crenças sobre controle da aprendizagem (CRE), global/ativo com autoeficácia e verbal/reflexivo com a ansiedade. Para melhor entendimento do fenômeno foi realizada uma análise de clusters utilizando o método K-means, no qual se agrupam estudantes com as mesmas características em relação à utilização das estratégias de aprendizagem autorreguladas. Apresentou-se três grupos heterogêneos em termos de autorregulação da aprendizagem. As combinações dentro de cada grupo representam um padrão único que os distingue. Os grupos 2 e 3 apresentaram-se em média autorregulados e motivados e o grupo 1, o qual merece uma atenção especial, apresentou-se não regulado e desmotivado. Tais achados evidenciam experiências distintas entre os alunos do curso superior de contabilidade e como eles desenvolveram as estratégias de autorregulação de aprendizagem, o que ficou evidente com as respostas da questão aberta e com o grupo focal. Na questão aberta observa-se nas respostas dos alunos maiores considerações negativas sobre os fatores que interferem no ensino-aprendizagem nas aulas remotas e/ou simultâneas, entre as questões mais relacionadas estão e falta de estrutura e as distrações. Na questão aberta os pontos negativos sobressaem aos positivos em relação à estrutura, aulas, professores e sentimentos. No grupo focal os alunos apresentam mais variáveis de motivação, mas ainda mantendo alguns pontos negativos. Na entrevista dos professores constatou-se o estilo motivacional do docente mais controlador, e em relação as estratégias de aprendizagem, nos quais foram em grande parte tradicionais, porém com maior abertura para a inovação, alguns professores arriscaram novas estratégias.; |
Abstract |
This study investigated how college students in face-to-face Accounting Science education were self-regulated and motivated to fulfill activities in remote emergency education. For this was conducted a mixed method research focused on a private university located in the State of Rio Grande do Sul, involving students and professors of Accounting course in the in-class modality at night, who had studied or taught during social isolation in the period of 2020/2021, using emergency remote classes. The data collection was carried out by using questionnaire, focus groups and semi-structured interview. The three questionnaires were applied simultaneously on Google Forms during half 2 of 2021 year. Those data collection questionnaires were OSLQ, MSLQ and ILS. The findings of OSLQ have demonstrate that the learning strategies of surveyed students represent a moderate profile regarding to the Goal Settings and Help Seeking, low rate in terms of Task Strategies, Time Management and Self-Assessment, and only Environment Structure shown the high profile of self-regulated learning. Regarding to MSLQ questionnaire, specifically in the motivational question, it’s can be infer that at least 50% of students are motivated. With respect to ILS findings, the Accounting students have preference to reflexive/sensorial/visual and sequential. The variable gender, age, semester, occupation, area skills and number of subjects taken weren’t correlated with the self-regulation, motivation or learning style. The motivational factors had few correlation with the learning style dichotomies, and there was a significant relationship in the correlations, being them mainly concentrated in factors such as Active/ Sensorial/ Intuitive with beliefs over learning control(CRE), global/ active with self-efficacy and verbal/ reflexive with anxiety. For better understanding of phenomenon, a cluster analysis was carried out using K-Means method, under which are grouped students with the same characteristics in relation to the use of self-regulated leaning strategies were grouped together, three heterogeneous groups in terms of self-regulated learning were presented. The combination within each group represents an unique pattern that distinguish them. Groups 2 and 3 were on average presented self-regulated and motivated and the group 1 in which deserve a special attention presented non regulated and unmotivated. Such findings brings evidence distinct experiences among higher education students of Accounting and how they developed the learning self-regulation strategies, which was evident with in the answers to the open-ended questions and the focus group. For the open-ended question it was observed in the students’ answers that there were more negative considerations about the factors that interfere in the teaching-learning in remote and/or simultaneous classes, among more related questions are the lack of suitable structure and distractions. Keeping the open questions findings, the negative points outweigh the positive ones in relation to structure, classes, teachers and feelings. In the focus group the students present more variable of motivation, but still maintained some negative ones. In the interviews with the teachers, the motivational style of the teachers was more controlling, and in relation to the pedagogical procedures, they were mostly traditional, but with more openness to innovation, some teachers risked new strategies.; |
Palavras-chave |
Autorregulação de aprendizagem; Motivação; Estilo de aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Learning self-regulation; Motivation; Learning style; Pedagogical practices; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-02-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11825; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |