Abstract:
A pesquisa abordou o posicionamento estratégico e a dispersão salarial, temas considerados importantes para a contabilidade de gestão. Os estudos antecedentes procuram entender como as estratégias competitivas se relacionam com a remuneração e influenciam o desempenho econômico-financeiro das empresas. O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre posicionamento estratégico e a dispersão salarial entre Chief Executive Officer (CEO) e trabalhadores. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa com uso de dados secundários de empresas brasileiras de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). As técnicas econométricas utilizadas foram a análise fatorial confirmatória, a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados (PLS) para as variáveis quantitativas e a modelagem de equações estruturais generalizada (GSEM) para as variáveis binárias. Os resultados deste estudo indicam que as empresas, ao buscarem a liderança em custo, apresentam menor desempenho econômico do que as empresas que buscam a diferenciação. Verificou-se que o número de membros do Conselho de Administração (CA), bem como o número de membros independentes que integram o CA está relacionado positivamente à diferenciação. Constatou-se também que a dispersão salarial entre CEOs e trabalhadores relacionou-se ao número de membros no conselho de administração. No entanto, as estratégias de liderança em custos e diferenciação não foram relacionadas estatisticamente à dispersão salarial, indicando as limitações do posicionamento estratégico para explicar a heterogeneidade da dispersão salarial. Assim, o conjunto de resultados contribui para a literatura de posicionamento estratégico, ao inferir que dispersão salarial pode ser uma ferramenta útil a ser considerada na estruturação da remuneração dos trabalhadores, dado que foi associada positivamente ao desempenho econômico-financeiro.