Resumo |
O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de trabalho
em Matemática de forma mais crítica, sem desviar da importância dos conteúdos
específicos. Tendo como referencial teórico a Pedagogia Crítico-social dos
Conteúdos, na perspectiva de Saviani (2013) e Libâneo (2008), e Skovsmose (2004)
autor que trata de Educação Matemática Crítica, a Matemática é apontada como
excludente e produtora de desigualdade social. Diante disso, a Pedagogia Crítico social dos Conteúdos pode auxiliar na democratização do ensino, de forma que os
alunos aprendam a exercer uma cidadania ativa. Diálogo e reflexão são partes
importantes das relações em sala de aula e, consequentemente, a melhor forma de
se chegar à democratização, pois auxiliam no processo de construção do
conhecimento e compreensão das realidades sociais. Nessa perspectiva,
desenvolveu-se uma proposta de estudos de Matemática, especificamente de
função exponencial, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de escola da rede
pública estadual do município de Canoas, RS. Foi elaborado um roteiro de estudos
sobre crescimento populacional e problematizadas duas situações, uma sobre juros
e outra sobre tabagismo. Tais temas provocaram curiosidade entre os alunos, que
foram instigados a participar, enquanto a autora do trabalho conduzia-os a um
diálogo construtivo. Pode-se concluir, que é possível um trabalho em sala de aula
que motive os alunos tendo como partida sua realidade, em confronto com novos
saberes; aprofundando, dessa forma, os conhecimentos dos alunos por meio de
diálogo e reflexão, que consequentemente auxiliam no pensamento crítico por parte
dos alunos. Contudo, alguns alunos demonstraram alguma resistência com relação
a essa metodologia, estranhando a possibilidade de liberdade de expressão,
superada ao passar do tempo. Portanto, percebe-se alguma dificuldade de transição
de uma metodologia mais tradicional para a estudada neste trabalho, mas que pode
ser superada.; |