Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Herzer, Felipe Boeny; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Wolff, Rosane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3925410895884455; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Matemática nos anos iniciais: uma análise sobre a formação de professores; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente estudo enfoca a formação em Matemática, dos professores dos anos iniciais. Motivado pelas experiências vividas durante a atuação no 5º ano do Ensino Fundamental, busca-se responder questionamentos referentes aos conhecimentos e às habilidades desenvolvidas, do ponto de vista da educação matemática, durante o curso de Pedagogia. Entre os objetivos, destaca-se a busca à compreensão das diferentes capacidades desenvolvidas, nos professores com formação em Pedagogia, para o viés da educação matemática. O referencial teórico é fundamentado nos estudos de Burak (2016), Santos (2002), Demo (2002), Therrien (2002) e Sadovsky (2007). A metodologia adotada para levantar informações sobre o tema é a técnica de grupos focais, ferramenta qualitativa de estudo baseada em debates direcionados sobre o assunto, que contou com a participação de professoras atuantes dos anos iniciais, formadas em Pedagogia, em diferentes instituições de Ensino Superior, e professoras de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, cuja participação visou a riqueza das argumentações referentes ao tema. Além dos autores utilizados no referencial, cita-se Savini (2005), Vasconcellos (2002), Tardif (1991, 2005, 2008, 2010, 2011), Kamii (1995) e Nóvoa (2017, 2019). As conclusões deste trabalho evidenciam a necessidade de se repensar e reestruturar os currículos dos cursos de Pedagogia, no que se refere a tempo de formação, tempo destinado ao desenvolvimento de habilidades curriculares, e na construção de práticas e metodologias para atuação nos anos iniciais, em cada área de conhecimento.; |
metadataTrad.dc.subject | Matemática; Formação; Docência; Pedagogia; Anos iniciais; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2019-12-04; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11765; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
metadataTrad.dc.curso | Matemática; |