RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Matemática nos anos iniciais: uma análise sobre a formação de professores

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Herzer, Felipe Boeny;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Wolff, Rosane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3925410895884455;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Matemática nos anos iniciais: uma análise sobre a formação de professores;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo enfoca a formação em Matemática, dos professores dos anos iniciais. Motivado pelas experiências vividas durante a atuação no 5º ano do Ensino Fundamental, busca-se responder questionamentos referentes aos conhecimentos e às habilidades desenvolvidas, do ponto de vista da educação matemática, durante o curso de Pedagogia. Entre os objetivos, destaca-se a busca à compreensão das diferentes capacidades desenvolvidas, nos professores com formação em Pedagogia, para o viés da educação matemática. O referencial teórico é fundamentado nos estudos de Burak (2016), Santos (2002), Demo (2002), Therrien (2002) e Sadovsky (2007). A metodologia adotada para levantar informações sobre o tema é a técnica de grupos focais, ferramenta qualitativa de estudo baseada em debates direcionados sobre o assunto, que contou com a participação de professoras atuantes dos anos iniciais, formadas em Pedagogia, em diferentes instituições de Ensino Superior, e professoras de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, cuja participação visou a riqueza das argumentações referentes ao tema. Além dos autores utilizados no referencial, cita-se Savini (2005), Vasconcellos (2002), Tardif (1991, 2005, 2008, 2010, 2011), Kamii (1995) e Nóvoa (2017, 2019). As conclusões deste trabalho evidenciam a necessidade de se repensar e reestruturar os currículos dos cursos de Pedagogia, no que se refere a tempo de formação, tempo destinado ao desenvolvimento de habilidades curriculares, e na construção de práticas e metodologias para atuação nos anos iniciais, em cada área de conhecimento.;
metadataTrad.dc.subject Matemática; Formação; Docência; Pedagogia; Anos iniciais;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-12-04;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11765;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Matemática;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas