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Manifestações da midiatização na comunidade do saber: estratégias comunicacionais da UFSM diante dos ataques à educação superior no Brasil

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Autor Fiorini, Bruno José;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5381164962686775;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Manifestações da midiatização na comunidade do saber: estratégias comunicacionais da UFSM diante dos ataques à educação superior no Brasil;
Resumo A midiatização é um salto qualitativo no tecido social (GOMES, 2019) que reconfigura toda a estrutura das sociedades contemporâneas. Na América Latina, os estudo que abordam tal conceito seguem uma vertente ancorada nas pesquisas do argentino Eliseo Verón. Este entende os complexos fluxos comunicacionais, imbricados no tecido social, diante das tecnologias da informação e comunicação, a partir do conceito de circulação midiática. Dessa forma, abordar a proposta da circulação é considerar que esse ambiente não é apenas um espaço de passagem dos fluxos comunicacionais, mas sim a complexificação dos sentidos presentes nas mensagens e a reconfiguração dos formatos de interação. No Brasil, a circulação centra-se nos estudos dos autores da linha de pesquisa “Midiatização e Processos Sociais”, da Unisinos, pontualmente com o vasto trabalho do professor Fausto Neto. Assim, entender a midiatização da sociedade, hoje, é compreender o complexo processo de significação emergente em uma “nova zona de contato”, a circulação. Esta pesquisa, pois, se ancora, também, no entendimento de universidade como uma comunidade do saber (BARICHELLO, 2001), a qual tem a educação como um bem comum que circula dentro das fronteiras geográficas dos campus. Logos, um dos maiores desafios que se encontra nessas instituições é a divulgação desse saber. Assim, a midiatização exerce um importante papel nesses espaços, os quais se reconfiguram diante das tecnologias de informação e comunicação disponível no tecido social. Em 2019, com a troca de governo e alguns fatores pontuais do complexo jogo de sentido em disputa (FAUSTO NETO, 2019), as universidades precisaram legitimar-se diante dos ataques e da reconfiguração parlamentar. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entra em um embate de sentidos quando precisa se legitimar diante de críticas. Nesse sentido, nosso estudo de caso midiatizado (WESCHENFELDER, 2019) se constrói diante de dois episódios: a Balbúrdia, que se inicia com as falas do ex-ministro da educação, Abraham Weintraub, contingenciando as verbas das Instituições federais de Ensino Superior do país; e o Future-se, que se inicia pelas falas do mesmo ex-ministro, mas se potencializa com as falas do empresário catarinense, Luciano Hang. Assim, nosso problema de pesquisa surge com o intuito de entender como as lógicas de midiatização afetam e mobilizam diferentes segmentos da UFSM diante dos ataques que sofreu por parte de diferentes atores e instituições, em 2019? De que maneira a comunidade do saber é tensionada na circulação midiática? Logo, nosso objetivo geral se centraliza em identificar a circulação de sentidos nas estratégias comunicacionais midiatizadas da UFSM, diante aos ataques que a universidade sofreu de maio a novembro de 2019. Nossos principais achados de pesquisa estão relacionados à construção midiática que a UFSM desenvolve para as suas estratégias comunicacionais, nas quais reconfigura os atores sociais para agentes coparticipantes em suas estratégias. Agora, tais agentes são parte estruturante da circulação de sentidos, transformado a universidade em agenciadora da circulação midiática. Conforme outros agentes (como Luciano Hang e Paulo Afonso Burmann) vão se inserindo nas disputas de sentidos, tensionando a ideia de universidade e seus valores, ficam nítidas bolhas identitárias em circulação midiática. Isto é, os diferentes atores integram bolhas que caracterizam valores sociais e perspectivas ideológicas que formam identidades de grupo e propiciam vínculo de pertencimento. Contudo, tais bolhas se interseccionam em disputas de sentidos e cada ator se lança à produção midiática, desencadeando complexos circuitos que revelam operações de midiatização.;
Abstract Mediatization is a qualitative leap in the social fabric (GOMES, 2019), reconfiguring the entire structure of contemporary societies. In Latin America, the studies that approaches to this concept follow a trend that is anchored in the studies of the argentinian author Eliseo Verón. He understands the complex communication flows, imbricated in the social fabric, facing the information and communication technologies, from the concept of media circulation. In this way, approaching the proposal of circulation is to consider that this environment is not just a space for the passage of communicational flows, but rather the complexification of the meanings present in the messages and the reconfiguration of the formats of interaction. In Brazil, the circulation focuses on the studies of the authors from Unisinos research line called “Mediatization and Social Processes”, punctually with the vast work of Professor Fausto Neto. Thus, to understand the mediatization of society, today, is to understand the complex process of meaning emerging in a “new contact zone” that is in fact the circulation. This research is also anchored in the understanding of the university as a community of knowledge (BARICHELLO, 2001), which has education as a common good that circulates within the geographical boundaries of the campuses. Therefore, one of the biggest challenges in these institutions is the dissemination of this knowledge, so mediatization plays an important role in these spaces, which is reconfigured in the face of information and communication technologies available in the social fabric. In 2019, with the government renovation and some specific factors of the complex game of meaning in dispute (FAUSTO NETO, 2019), universities needed to legitimize themselves against the attacks and the parliamentary reconfiguration. The Federal University of Santa Maria faces a complex game of meanings when it needs to legitimize itself against the criticism. Thus, our mediatized case study (WESCHENFELDER, 2019) is built in the face of two episodes: the "Balbúrdia", which begins with the speeches of the former minister of education, Abraham Weintraub, contingeting the funds of the country's federal institutions; and "Future-se", which starts with the speeches of the former minister, but is strengthened with the speeches of the businessman Luciano Hang, from Santa Catarina state. Thus, our research problem arises in order to understand the question: "how the logics of mediatization affect and mobilize different segments of UFSM in the face of the attacks it suffered from different actors and institutions in 2019?". Therefore, our general objective focuses on identifying the circulation of meanings in UFSM's mediatized communication strategies, in the face of the attacks that the university suffered from May to November of 2019. Our main research findings are related to the media construction that UFSM develops for its communication strategies, where it reconfigures the social actors for co-participating agents in its strategies. Now, such agents are a structuring part of the circulation of meanings, transforming the university into an agent of media circulation. As other agents (such as Luciano Hang and Paulo Afonso Burmann) insert themselves in the disputes of meanings, straining the idea of the university and its values, the bubbles of identity in media circulation become clear. That is, the different actors integrate bubbles that characterize social values and ideological perspectives that form group identities and provide a bond of belonging. However, such bubbles intersect itselves in disputes of meanings, with each actor launching himself into media production, triggering complex circuits that reveal mediatization operations.;
Palavras-chave Circulação midiática; Bolhas identitárias; Midiatização; Estratégia comunicacional; Reconhecimento midiático; Media circulation; Identity bubbles; Mediatization; Communication strategy; Media recognition;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11759;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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