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Operações sinestésicas: uma investigação em torno das possibilidades de criação de moda a partir de sons

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Autor Michalski, Stella Rosa;
Orientador Giorgi Filho, Raimundo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5555570351180633;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Operações sinestésicas: uma investigação em torno das possibilidades de criação de moda a partir de sons;
Resumo Este é um trabalho exploratório que tem como objetivo traçar relações possíveis entre a escuta sonora – o mundo dos sons – e a produção de moda. A Moda tem em seu cerne um viés antropológico, considerando que ela faz análise de repetições comportamentais humanas, conjuntos de gostos e modos que se repetem em determinados grupos sociais. Em uma sociedade contemporânea dominada pela imagem, sabe-se que as identidades e gostos são afetadas por elas. Por meio deste estudo proponho um tipo de provocação a essa hegemonia, recortando especificamente a influência do sentido sonoro sobre o imagético: de que modos podemos produzir imagens (e, a partir delas, moda) a partir dos sons? Quero entender as formas possíveis de se transformar som em imagem. Para tanto, estudo sobre a questão do domínio da imagem e do sentido visual na sociedade contemporânea: sobre a noção de sinestesia e suas conexões sensíveis (sinestesia vem do grego, “junção de sentidos)” e construo estudos de caso sobre essas ‘desseparações’: um a partir das artes visuais, outro partir da música e um terceiro a partir da Moda. Do conhecimento gerado retiro valores – segundo as lógicas do Design Estratégico – ao projeto de uma coleção de moda e seu sistema-produto. Ao final, construo uma análise reflexiva sobre o conjunto de conhecimentos gerado, com vistas à sua utilização na sequência dos processos.;
Abstract This is an exploratory work that aims to trace possible relationships between the listening of sound - the world of sound - and fashion production. At its heart, fashion has an anthropological bias, that considered, fashion analyzes human behavioral repetitions, sets of tastes and conduct that are repeated in certain social groups. In a contemporary society dominated by image, it is known that identities and tastes are affected by this. Through this study, I propose a type of provocation to this hegemony, specifically cutting out the influence of the sense of sound on the image: in what ways can we produce images (and, based on that, fashion) from sounds? I want to understand the possible ways of turning sound into an image. To do so, I study the question of the domain of image and visual sense in contemporary society: the notion of synesthesia and its sensitive connections (synesthesia comes from the Greek, junction of senses”) and I build case studies on these 'detachments': one based on the visual arts, another based on music and a third based on fashion. From the knowledge generated, I withdraw values - according to the logic of Strategic Design - to the design of a fashion collection and its product system. At the end, I build reflective analysis on the set of procedures generated, with a view to its use in the sequence of processes.;
Palavras-chave Moda; Som; Sinestesia; Sociedade; Projeto; Fashion; Sound; Synesthesia; Society; Project;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-07-07;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11578;
Nivel Graduação;
Curso Moda;


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