Autor |
Diehl, Marcia Regina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4003326459138770; |
Orientador |
Franzato, Carlo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4881062407464026; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
d.e.coisas: um método de Design Estratégico para a Internet das Coisas; |
Resumo |
A Internet das Coisas abre uma miríade de possibilidades ao conectar em rede os artefatos computacionais construídos em sensores digitais que estejam coletando dados do contexto de forma contínua e agindo baseados nas análises de tais dados. Para projetar esse tipo de artefato torna-se necessário compreender o contexto no qual estarão inseridos observando questões tais como os sistemas envolvidos e, principalmente, as redes de relações ecossistêmicas. Ocorre que os processos projetuais do campo das tecnologias computacionais estão focados em atender as necessidades do ser humano considerando-as como o problema para o qual devem encontrar uma solução. Acredito que os processos projetuais da área da computação deveriam contar com um espaço-tempo que lhes permitisse discutir sobre o problema a partir de uma visão sistêmico-relacional que poderia tanto levar a uma reinvenção do problema como fomentar o desenvolvimento de artefatos inovadores. No campo do Design uma das abordagens que mais se aproxima dessa proposta é o Design Estratégico, pois ele opera de forma transdisciplinar tendo como premissas a reconfiguração do problema, o codesign, a inovação social e a sustentabilidade, sugerindo atuar a partir de uma visão sistêmica. Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo propor um método de Design Estratégico para a Internet das Coisas − o d.e.coisas. A pesquisa dessa tese se realizou por meio de pesquisas documentais teóricas, pesquisas sobre abordagens de design conectadas com o problema e os objetivos, entrevistas sobre vivências de especialistas na operacionalização de processos transdisciplinares e uma prática projetual – o workshop Inventando_Coisas – operacionalizada por meio do método que se propõe. O d.e.coisas tem como características ser aberto, sensível ao momento projetual, inventivo e permeado por conhecimentos das humanidades, das tecnologias e do design. Sua operacionalização se deu por meio dos movimentos metodológicos r_Prepara, r_Aproxima e, r_Projeta que se situam, respectivamente, em três dimensões: a preparação da operacionalização do método; o incentivo ao fortalecimento das relações intraprojetuais; e o processo de projetação em si. O Inventando_Coisas ocorreu majoritariamente por meio de plataformas digitais com participantes dos campos indicados no método tendo seus movimentos ocorridos de acordo com aquilo que emergia durante as ações projetuais. A transdisciplinaridade se viu potencializada em função do movimento r_Aproxima que estimulou o diálogo estabelecendo uma metalinguagem operativa. A elaboração do artefato computacional no movimento r_Projeta se deu a partir das múltiplas conexões que se estabeleceram entre os conhecimentos aportados ao processo. O movimento r_Prepara possibilitou a preparação dos encontros de acordo com as características do d.e.coisas e com aquilo que emergia dos participantes em relação a condução do processo. As pranchas que conceituam o artefato computacional proposto ao longo do processo e denominado de Guaiaca_IoT revelam claramente a presença do campo teórico, dos métodos similares e do conhecimento tácito de especialistas. Ao final foi possível perceber que a lacuna, o problema e os objetivos foram adequadamente contemplados uma vez que o artefato resultante assim como a metalinguagem operativa, revelam em si as evidências daquilo que foi proposto e fundamentado.; |
Abstract |
A myriad of possibilities opens from the creation of computational artifacts based on digital sensors that are continuously collecting data from the context, connected to the internet, and acting based on the analysis of the collected data. For this, it is necessary to understand the context in which such objects will be immersed, observing issues such as the systems involved and, mainly, the networks of ecosystem relations. It so happens that the design processes in the field of computational technologies are focused on meeting the needs of the human being, considering them as the problem for which they must find a solution. I believe that design processes should have a space-time that allows them to discuss the problem from a systemic-relational view that could both lead to a reinvention of the problem and foster the development of innovative artifacts. One of the approaches to Design that comes closest to this proposal is Strategic Design, as it operates in a transdisciplinary way, having as premises the reconfiguration of the problem, co-design, social innovation, and sustainability, suggesting acting from a systemic view. In this sense, the present work aims to propose a Strategic Design method to be operationalized in a transdisciplinary way, from a systemic-relational view focused on computational artifacts for the Internet of Things. The research of this thesis was carried out through theoretical documentary research, research on design approaches connected with the problem and objectives, interviews about the experiences of specialists in the operationalization of transdisciplinary processes and a design practice - the Inventando_Coisas workshop - operationalized through the method that is proposed. This method – the d.e.coisas – has the characteristics of being open, sensitive to the design moment, inventive and permeated by knowledge of the humanities, technologies, and design. Its operationalization took place through the methodological movements r_Prepara, r_Aproxima and, r_Projeta, which are situated, respectively, in three dimensions: the preparation of the method's operationalization; encouraging the strengthening of intra-project relationships; and the design process itself. Inventando_Coisas occurred mostly through digital platforms with participants from the fields indicated in the method, with their movements taking place according to what emerged during the design actions. Transdisciplinarity was enhanced by the r_Aproxima movement that stimulated dialogue by establishing an operative metalanguage. The elaboration of the computational artifact in the r_Projeta movement took place from the multiple connections that were established between the knowledge contributed to the process. The r_Prepara movement made it possible to prepare the meetings according to the characteristics of d.e.coisas and what emerged from the participants in relation to the conduct of the process. The canvas that conceptualizes the computational artifact called Guaiaca_IoT clearly reveal the presence of the theoretical field, similar methods, and the tacit knowledge of specialists. In the end, it was possible to perceive that the gap, the problem, and the objectives were adequately addressed since the resulting artifact, as well as the operative metalanguage, reveal in themselves the evidence of what was proposed and founded.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Tecnologias computacionais; Internet das coisas; Visão sistêmico-relacional; Redes; Strategic design; Computing technologies; Internet of things; Systemic-relational view; Networks; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-03-31; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11563; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |