Resumo:
O interesse na investigação do processo criativo de narrativas voltadas a produtos audiovisuais, levou, também, à reflexão de como o design poderia ressemantizar os seus projetos, ao dar mais relevância para as subjetividades dos sujeitos e para os valores estéticos. Nesse sentido, as sensorialidades se destacam, pois é a percepção que media os encontros entre os sujeitos e os objetos. Assim, desenhou-se uma metodologia voltada à criação de produtos sensíveis (audiovisualidades). Para isso, buscou-se explorar o processo criativo no tratamento das narrativas, a fim de promover o seu potencial de tocar/afetar o público. Além disso, desenvolveu-se uma série de experiências práticas, inaugurais e subjetivas, inspiradoras pela natureza criativa dos seus processos. O método assumido é empírico indutivo de natureza experimental, visita-se a realidade por meio de uma série experiências que se caracterizam pela sua singularidade e imprevisibilidade, tornando-se um espaço aberto de reflexão e transformação. A revisão bibliográfica, juntamente com registros visuais e sonoros, também constituíram a base para o processo de produção de conhecimento. A metodologia do sensível demonstrou que o seu funcionamento é um eterno movimento de interpretar e reinterpretar, que aconteceu de maneira individual ou coletiva. É por isso que as práticas sensíveis não se interessaram pela tradução linear das narrativas, mas sim, pelo exercício criativo de inventar inúmeras possibilidades de atualizá-la e ressiginificá-la por meio dos processos propostos. O ato de criação foi atrelado à matéria sensível. A metodologia do sensível também se afirmou como uma teoria, pelo seu conjunto de ideias (e ideais).