Autor |
Pedrozo, Danielle Difante; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9908474102746559; |
Orientador |
Bentz, Ione Maria Ghislene; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6519799563088833; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A metodologia do sensível: o processo de projeto de audiovisualidades; |
Resumo |
O interesse na investigação do processo criativo de narrativas voltadas a produtos audiovisuais, levou, também, à reflexão de como o design poderia ressemantizar os seus projetos, ao dar mais relevância para as subjetividades dos sujeitos e para os valores estéticos. Nesse sentido, as sensorialidades se destacam, pois é a percepção que media os encontros entre os sujeitos e os objetos. Assim, desenhou-se uma metodologia voltada à criação de produtos sensíveis (audiovisualidades). Para isso, buscou-se explorar o processo criativo no tratamento das narrativas, a fim de promover o seu potencial de tocar/afetar o público. Além disso, desenvolveu-se uma série de experiências práticas, inaugurais e subjetivas, inspiradoras pela natureza criativa dos seus processos. O método assumido é empírico indutivo de natureza experimental, visita-se a realidade por meio de uma série experiências que se caracterizam pela sua singularidade e imprevisibilidade, tornando-se um espaço aberto de reflexão e transformação. A revisão bibliográfica, juntamente com registros visuais e sonoros, também constituíram a base para o processo de produção de conhecimento. A metodologia do sensível demonstrou que o seu funcionamento é um eterno movimento de interpretar e reinterpretar, que aconteceu de maneira individual ou coletiva. É por isso que as práticas sensíveis não se interessaram pela tradução linear das narrativas, mas sim, pelo exercício criativo de inventar inúmeras possibilidades de atualizá-la e ressiginificá-la por meio dos processos propostos. O ato de criação foi atrelado à matéria sensível. A metodologia do sensível também se afirmou como uma teoria, pelo seu conjunto de ideias (e ideais).; |
Abstract |
The interest in investigating the creative process of narratives focused on audiovisual products also led to a reflection on how design could re-semanticize its projects, by giving more relevance to the subjectivities of subjects and to aesthetic values. In this sense, sensoriality stands out, as it is perception that mediates the encounters between subjects and objects. Thus, a methodology aimed at creating sensitive products (audiovisualities) was designed. For this, we sought to explore the creative process in the treatment of narratives, in order to promote their potential to touch/affect the audience. In addition, a series of practical, inaugural and subjective experiences were developed, inspiring by the creative nature of their processes. The assumed method is empirical inductive of an experimental nature, visiting reality through a series of experiences that are characterized by their uniqueness and unpredictability, becoming an open space for reflection and transformation. The bibliographic review, together with visual and sound recordings, also constituted the basis for the knowledge production process. The methodology of the sensitive showed that its functioning is an eternal movement of interpreting and reinterpreting, which happened individually or collectively. That is why sensitive practices were not interested in the linear translation of narratives, but in the creative exercise of inventing countless possibilities to update and re-signify them through the proposed processes. The act of creation was linked to sensible matter. The methodology of the sensitive also asserted itself as a theory, due to its set of ideas (and ideals).; |
Palavras-chave |
Design; Semiótica; Audiovisualidades; Complexidade; Metodologia; Semiotics; Audiovisualities; Complexity; Methodology; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-04-22; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11557; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |