Autor |
Próspero, Kidner Angelino; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5528316736210085; |
Orientador |
Modolo, Regina Célia Espinosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4414964356998749; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Uso de lama de carbonato de cálcio gerada no processo kraft como material de enchimento em concreto asfáltico usinado à quente; |
Resumo |
As massas asfálticas usinadas a quente são produtos amplamente utilizados nas camadas de revestimento nos pavimentos rodoviários. A utilização de resíduos sólidos na composição dessas massas tem o potencial de proporcionar ganho tanto econômico quanto ambiental não só para o setor no qual são gerados, como também, em setores como o da construção civil, principalmente, quando esses resíduos industriais são basicamente constituídos de material inorgânico. O objetivo geral desse trabalho foi avaliar a viabilidade técnica da utilização de lama de carbonato de cálcio gerada no processo KRAFT como material de enchimento na produção de mistura asfáltica betuminosa usinada a quente. Na metodologia utilizada, baseada nas respectivas normas em vigor, determinou-se o traço de referência da mistura asfáltica com base na dosagem Marshall, aferindo-se o teor de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e também, o percentual de resíduo (lama de carbonato de cálcio) que melhor se ajustaria ao traço. Foram testadas misturas com 2%, 3% e 4% de lama de carbonato de cálcio. Para os parâmetros de estabilidade e fluência os resultados não apresentaram diferença estatística significativa, apesar de aumentarem até certa quantidade de LCC inserido na mistura. Já para o percentual de vazios e relação betume-vazios os valores apresentaram melhora estatisticamente comprovada, inclusive verificada ainda pela análise das imagens por lupa, onde na mistura com 4% apareceu indícios de exsudação do CAP, indicando assim a possibilidade de diminuição do percentual de CAP na sua composição, demonstrando, dessa forma, potencial para o seu uso como material de enchimento em misturas asfálticas usinadas a quente.; |
Abstract |
The use of solid waste in hot-machined asphalt concrete has the potential to provide an economic gain not only for the sector in which they are generated, but also in sectors such as civil construction, especially when these industrial wastes have basically constituted of inorganic material. The general objective of this work was to evaluate the technical feasibility of using calcium carbonate slurry, generated in the KRAFT process, as a filling material, in the production of hot-machined bituminous asphalt mixture. In the methodology used, based on the respective regulations in force, the reference trace of the asphalt mixture was determined based on the Marshall dosage, measuring the optimal content of petroleum asphalt cement (PAC) and also the percentage of residue (sludge of calcium carbonate) that would best fit the trace. Mixtures with 2%, 3% and 4% calcium carbonate slurry were tested. For the stability and creep parameters, the results did not show a statistically significant difference, despite increasing up to a certain amount of LCC inserted in the mixture. As for the percentage of voids and bitumen-voids ratio, the values showed a statistically proven improvement, even verified by the analysis of the images using a magnifying glass, where in the mixture with 4% there were signs of exudation from the CAP, thus indicating the possibility of decreasing the percentage of voids. CAP in its composition, thus demonstrating its potential for use as a filler in hot-machined asphalt mixtures.; |
Palavras-chave |
Concreto betuminoso usinado a quente; Processo Kraft; Lama de carbonato de cálcio; Papel e celulose; Hot machined bituminous concrete; Kraft process; Calcium carbonate slurry; Paper and cellulose; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-02-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11324; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; |