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O efeito China na competitividade internacional da indústria brasileira: uma análise pela complementaridade de comércio dos países parceiros

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Autor Steffen, Nadine Führ;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5901675863550419;
Orientador Lélis, Marcos Tadeu Caputi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2560496153427299;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O efeito China na competitividade internacional da indústria brasileira: uma análise pela complementaridade de comércio dos países parceiros;
Resumo Ao longo das últimas décadas são significativas as transformações em curso no perfil e na dimensão das relações entre os países. Conceitos teóricos prevalecen-tes são desafiados e novas contribuições se apresentam a partir de observação em-pírica, passando, pois, a delegar mais ênfase ao papel da demanda na configuração produtiva e comercial, bem como determinante da posição competitiva das indústrias e países no mundo como um todo. Nesse contexto, destaca-se a virtuosa expansão performada pela China, por meio de taxas expressivas de crescimento do comércio exterior e da produção industrial. Como argumentado por Módulo e Hiratuka (2017), o dinamismo chinês nas exportações de industrializados cria desafios e oportunidades para outros países, sobretudo os que buscam manter uma estrutura industrial rele-vante. Entre os desafios, destaca-se a concorrência das exportações do país com as exportações chinesas em terceiros mercados. Sobre esse está sustentado o objetivo do presente trabalho, que é mensurar o efeito da competitividade das exportações chinesas de industrializados sobre a competitividade das exportações brasileiras dos mesmos produtos. Para o alcance do objetivo, foi construído um indicador de intera-ção entre o market share da China no país parceiro do Brasil e a complementaridade de comércio do mesmo país com a China e com os Estados Unidos. Como hipótese geral, sugere-se que o efeito da China sobre a competitividade do Brasil pode variar de acordo com a complementaridade de comércio do país parceiro, sendo esperado efeito maior quando a complementaridade de comércio é maior com a China do que com os Estados Unidos. São tratados exclusivamente os produtos industrializados e fazem parte da amostra 35 países, observados de 2000 a 2019. Como metodologia, são propostos modelos de dados em painel com aplicação do estimador de variáveis instrumentais a partir do Método Generalizado dos Momentos (IV-GMM). Os resulta-dos validam a hipótese quando a complementaridade de comércio do parceiro com a China é maior, evidenciando a ocorrência de efeitos competitivos da China sobre o Brasil, no sentido de perda de market share em produtos industrializados em terceiros mercados.;
Abstract Over the last decades, there have been significant ongoing transformations in the profile and dimension of relations between countries. The prevailing theoretical concepts are challenged, and new contributions are presented based on empirical ob-servation, thus giving more emphasis to the role of demand in the productive and com-mercial configuration, as well as a determinant of the competitive position of industries and countries worldwide. In this context, the virtuous expansion performed by China stands out, through significant growth rates in foreign trade and industrial production. As argued by Módulo and Hiratuka (2017), China's dynamism in exports of industrial-ized products creates challenges and opportunities for other countries, especially those seeking to maintain a relevant industrial structure. Among the challenges, the competition of the country's exports with Chinese exports in third markets stands out. The objective of the present work is based on this, which is to measure the effect of the competitiveness of Chinese exports of industrialized products on the competitive-ness of Brazilian exports of the same products. To reach the objective, an interaction indicator between China's market share in Brazil's partner country and the comple-mentarity of trade of the same country with China and the United States was built. As a general hypothesis, it is suggested that the effect of China on Brazil's competitive-ness may vary according to the trade complementarity of the partner country, with a greater effect expected when trade complementarity is greater with China than with the United States. Only industrialized products are treated, and 35 countries are part of the sample, observed from 2000 to 2019. As methodology, panel data models are proposed with application of the instrumental variables estimator from the Generalized Method of Moments (IV-GMM). The results validate the hypothesis when the partner's trade complementarity with China is higher, evidencing the occurrence of competitive effects of China on Brazil, in the sense of loss of market share in industrialized products in third markets.;
Palavras-chave Brasil; China; Competitividade; Complementaridade de comércio; Método generalizado dos momentos; Brazil; Competitiveness; Trade complementarity; Generalized method of moments;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11306;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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