metadataTrad.dc.contributor.author |
Nichterwitz, Daniela Danni; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Tarouco, Fabricio Farias; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8766936376184905; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Design para experiências na projetação de festas de aniversário infantis; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
As festas de aniversário infantis fazem parte de um setor da economia que corresponde a 4,32% do PIB do Brasil. Com um faturamento de 209 bilhões de reais em 2013, estima-se que o mercado de festas e eventos apresente um crescimento na ordem de 14% ao ano. Entretanto, dada a natureza lúdica e descontraída destes rituais, poucas pesquisas têm sido realizadas neste campo. O presente trabalho teve como objetivo investigar o universo das festas de aniversário, assim como as experiências vivenciadas por usuários destes produtos e serviços, a fim de explorar as possibilidades de atuação do Design Estratégico nesta área. Diante da complexidade do cenário vislumbrado, optou-se por utilizar a abordagem Metaprojetual, dadas as condições que tal metodologia oferece para reunir, identificar e analisar as informações obtidas, e, desta forma, compor um conhecimento amplo do problema de projeto. A partir das pesquisas realizadas sugere-se que as festas de aniversário, enquanto artefatos materiais e imateriais, são mais que balões com uma mesa decorada em lugar cheio de brinquedos para as crianças e petiscos para os pais: eles carregam um forte conteúdo simbólico. Conteúdo este, que parece estar vinculado à afirmação de nossas próprias identidades. Desta forma, projetar para experiências em torno do repertório de acontecimentos de uma festa de aniversário infantil, condiz com a necessidade de oferecer subsídios para que, a partir de suas capacidades pessoais, os usuários tenham autonomia para criar suas próprias configurações de valor; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
Children's birthday parties are part of an economic sector that corresponds to 4.32% of Brazil's GDP. With billing of R$ 209 billion in 2013, it is estimated that the business for parties and events grows 14% per year. However, given the playful and relaxed nature of these rituals, little research has been carried out in this field. This work aimed to investigate the universe of birthday parties, as well as the experiences lived by users of these products and services, in order to explore the possibilities of action of Strategic Design in this area. In view of the complexity of this envisaged scenario, we decided to use the Metaprojectual approach, given the conditions that this methodology offers to gather, identify and analyze the information obtained, and, thus, compose a broad knowledge of the design problem. From the research carried out, it is suggested that birthday parties, as material and immaterial artifacts, are more than balloons with a decorated table in a place full of toys for children and snacks for parents: they carry a strong symbolic content. This content, which seems to be linked to the affirmation of our own identities. In this way, designing for experiences around the repertoire of events at a children's birthday party matches the need to offer subsidies to users have the autonomy to create their own value configurations, based on their personal capabilities; |
metadataTrad.dc.subject |
Design estratégico; Design para experiências; Festas de aniversário infantis; Strategic Design; Design for experience; Cildren's birthday parties; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2020-07-13; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11219; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Design; |