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O desenvolvimento da autonomia e o empoderamento de aprendizes de inglês instrumental no contexto de graduação de fronteira sul do Brasil

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Autor Coracini, Sandra Regina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3081658219182183;
Orientador Nicolaides, Christine Siqueira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7259165987281866;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O desenvolvimento da autonomia e o empoderamento de aprendizes de inglês instrumental no contexto de graduação de fronteira sul do Brasil;
Resumo O Inglês para Fins Específicos, também conhecido no Brasil como Inglês Instrumental ou a sigla em inglês ESP, surgiu mundialmente nos anos de 1960 para preencher uma lacuna deixada pelo ensino-aprendizagem de Inglês Geral no desenvolvimento dos aspectos de interação da língua - ler, escrever, ouvir e falar - direcionados aos propósitos profissionais/ocupacionais ou acadêmicos de aprendizes das diversas áreas do conhecimento humano. Na abordagem em Inglês para Fins Específicos, as decisões sobre as práticas pedagógicas e os conteúdos a serem desenvolvidos devem ser programados com base em uma pesquisa sobre os interesses, as necessidades e os desejos de aprendizagem de determinado grupo de aprendizes. Este estudo empreendeu uma pesquisa-ação ao explorar práticas pedagógicas com base em uma análise crítica de necessidades que visa conceder aos aprendizes maior poder de decisão e liberdade de escolha daquilo que lhes é pertinente e desejável de aprender no processo de ensino-aprendizagem da língua alvo. A pesquisa-ação teve como objetivo observar o desenvolvimento da autonomia sociocultural de aprendizes para a busca de conhecimentos em língua inglesa do componente curricular Inglês Instrumental em uma universidade pública na região de fronteira sul do Brasil. A análise de necessidades foi tomada como uma ferramenta de mediação para possibilitar oportunidades de zonas de desenvolvimento proximal, definidas como um espaço metafórico cognitivo (LANTOLF; THORNE, 2006) para o desenvolvimento da autonomia sociocultural e o empoderamento de aprendizes. A pesquisa fez uso da triangulação para a análise de dados gerados por narrativas multimodais, entrevistas orais semiestruturadas, questionários e observações registradas em diário de aula. A análise de dados de cunho interpretativista evidenciou que práticas pedagógicas com base em uma análise crítica de necessidades foram eficientes para oportunidades de mediação em zonas de desenvolvimento proximal para aprendizagens, autonomia e empoderamento nas práticas aplicadas pela Professora pesquisadora que contemplaram os interesses de aprendizagem dos aprendizes e, parcialmente, para atividades livre escolhidas e aplicadas pelos aprendizes.;
Abstract English for Specific Purposes, also known in Brazil as Inglês Instrumental, or even the acronym in English, ESP, emerged worldwide in the 1960’s to fill a gap left by the General English in the development of the interaction aspects of the language – reading, writing, listening and speaking – directed to professional/occupational or academic purposes of learners from different areas of human knowledge. In the ESP approach, the decisions about pedagogical practices and the contents to be developed in a course should be programmed based on research of learning interests, needs or wishes of a specific group of learners. This study undertook an action research methodology by exploring pedagogical practices based on one critical analysis of the needs and desires which aimed to give learners more power of decision and freedom of choice in order to develop learners’ sociocultural autonomy in seeking English language learning in class and beyond. The study was taken in the curricular subject Inglês Instrumental at a target university course in a public university in the southern border region of Brazil. The critical needs analyses was taken in this study as a mediational tool to enable zones of proximal development, defined as metaphoric cognitive space (LANTOLF; THORNE, 2006), to the development of sociocultural autonomy and learners’ empowerment in the teaching and learning process. The research made use of the triangulation method to analyze data of the participants generated by multimodal narratives, semi structured oral interviews, questionnaires and class observations registered in a diary. The interpretive data analysis showed that pedagogical practices based on a critical needs analysis were efficient for mediation opportunities in zones of proximal development for learning, autonomy and empowerment in the practices applied by the teacher-researcher that contemplated the learning desires of the learners and, partially, for free activities chosen and applied by the students.;
Palavras-chave Análise crítica de necessidades; Inglês para fins específicos; Zona de desenvolvimento proximal; Autonomia sociocultural; Inglês instrumental; Critical needs analysis; English for specific purposes; Zone of proximal development; Sociocultural autonomy; English for academic purposes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11159;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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