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Tecnobiografia: um olhar sobre a agência do professor em produções multimodais na perspectiva dos multiletramentos

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Autor Santos, Gabriela Krause dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4536775402470000;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Tecnobiografia: um olhar sobre a agência do professor em produções multimodais na perspectiva dos multiletramentos;
Resumo A era tecnológica em que vivemos tem mudado cada vez mais a forma com que nos relacionamos uns com os outros, como vivemos em sociedade e como nos comunicamos. Por outro lado, na educação há resistência, despreparo, além de falta de investimentos em formação de professores (inicial e continuada), para que os professores se apropriem das tecnologias digitais e aprendam a trabalhar COM elas. Com isso em mente, nos perguntamos: Como as tecnobiografias (enquanto uma Digital Storytelling) podem servir de potencializadoras da agência do professor em formação enquanto desenvolvem seus multiletramentos? Para responder a esta pergunta estabelecemos um objetivo geral: a) compreender como o trabalho com as tecnobiografias proporciona o desenvolvimento de multiletramentos. Definimos também os seguintes objetivos específicos: 1) identificar como os professores em formação se constroem como agentes de mudança em suas próprias práticas; 2) analisar as formas pelas quais os alunos/professores constroem seus significados em produções multimodais. Em termos metodológicos, esta pesquisa é qualitativo-interpretativista, de cunho etnográfico, e os dados aqui analisados foram gerados a partir das contribuições de alunos participantes de uma disciplina da graduação em Letras em uma universidade comunitária do sul do país que tratou sobre os estudos de letramento. Analisamos três tecnobiografias produzidas pelos alunos/professores de acordo com a Transpositional Grammar (COPE; KALANTZIS, 2021) e a Pedagogia do Design (KALANTZIS, COPE E PINHEIRO, 2020), e os diários escritos após a produção. Com base nas análises, é possível ver que o processo de construção de significado é complexo, e a experiência de trabalho COM as tecnologias proporciona o desenvolvimento da agência do professor, e outros letramentos necessários ao século XXI.;
Abstract The technological era which we live has increasingly changed the way we relate to each other, how we live in society and how we communicate with others. On the other hand, in education, there is resistance, unpreparedness, as well as a lack of investment in teacher training (initial and continuing), so that teachers can appropriate themselves of digital technologies and learn to work WITH them. With this in mind, we ask ourselves: How can technobiographies (as a Digital Storytelling) serve as potentiators of the teacher's agency in training while developing their multiliteracies? To answer this question, we established a general objective, a) to understand how working with technobiography provides the development of multiliteracies. We also define the following specific objectives. 1) identify how teachers in training build themselves as agents of change in their own practices; 2) analyze the ways in which students/teachers construct their meanings in multimodal productions. This research is qualitative-interpretative, of an ethnographic nature, and the data analyzed here were generated in an undergraduate Letras course (Teaching Language and Literature), on literacy studies, at a community university in the south of Brazil. We analyzed three technobiographies produced by the students/teachers according to the Transpositional Grammar (COPE; KALANTZIS, 2021) and Pedagogy of Design (KALANTZIS, COPE E PINHEIRO, 2020), and the journals written after the production. Based on the analyses, it is possible to see that the process of construction of meaning is complex, and the experience of working WITH the technologies provides the development of the teacher's agency, and other literacies necessary for the 21st century.;
Palavras-chave Tecnobiografia; Agência; Narrativas digitais; Multiletramentos; Formação de professores; Technobiography; Agency; Digital storytelling; Multiliteracy; Teacher training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-02-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11155;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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