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“QUEM SOUL EU”: a transitoriedade na performance de Linn da Quebrada por um viés interseccional

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Autor Cordova, Jonara;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5615816160925548;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “QUEM SOUL EU”: a transitoriedade na performance de Linn da Quebrada por um viés interseccional;
Resumo O objetivo desta dissertação é suscitar algumas reflexões sobre a relação entre performance artística e performatividade de gênero na produção artivista, a partir de um viés interseccional. Utilizando como recorte a transição entre os álbuns Pajubá (2017) e Trava Línguas (2021), da multiartista Linn da Quebrada, investigo quais são as principais temáticas acionadas por ela nas suas performances em aparições midiáticas. Também questiono de que forma essas temáticas se relacionam com a sua vivência como travesti, negra e periférica, considerando os atravessamentos destas avenidas de opressão interseccionadas. Para realizar a investigação, utilizei como aportes metodológicos a Teoria Fundamentada e a Roleta Interseccional, articuladas, fazendo adaptações para dar conta do fenômeno estudado. A partir da codificação dos dados coletados, foi possível identificar as quatro categorias que compõem o processo de transição entre os dois discos: Autoinvestigação, Morte, Invenção e Renascimento. O cruzamento entre as categorias forma a categoria central Encruzilhada, na qual Linn da Quebrada se encontra no centro. Os resultados culminaram em reflexões a respeito da constante transitoriedade e da construção de outros imaginários para corpos abjetos, a partir de ações táticas de resistência performadas na música e na arte como um todo.;
Abstract The objective of this dissertation is to raise some reflections on the relationship between artistic performance and gender performativity in artivist production, from an intersectional point of view. Using as a clipping the transition between the albums Pajubá (2017) and Trava Línguas (2021), by multi-artist Linn da Quebrada, I investigate the main themes triggered by her in her performances in media appearances. I also question how these themes relate to her experience as a transvestite, black and peripheral, considering the crossings of these intersecting avenues of oppression. To carry out the investigation, I used as methodological contributions the Grounded Theory and the Intersectional Roulette, articulated, making adaptations to account for the phenomenon studied. From the coding of the collected data, it was possible to identify the four categories that make up the transition process between the two discs: Self-Investigation, Death, Invention and Rebirth. The intersection between the categories forms the central category Encruzilhada, in which Linn da Quebrada is at the center. The results culminated in reflections about the constant transience and the construction of other imaginaries for abject bodies, from tactical actions of resistance performed in music and art as a whole.;
Palavras-chave Performance; Performatividade de gênero; Interseccionalidade; Artivismo; Linn da Quebrada; Gender performativity; Intersectionality; Artivism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10899;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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