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Tecnologia educativa em primeiros socorros para estudantes do ensino fundamental

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Autor Mello, Kélli Christiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6790413578394866;
Orientador Barbiani, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2515652390948830;
Co-orientador Ciconet, Rosane Mortari;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2198380514342543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Tecnologia educativa em primeiros socorros para estudantes do ensino fundamental;
Resumo Os acidentes na infância e na adolescência são, em sua maioria, evitáveis e, se não forem atendidos de forma adequada, podem acarretar graves sequelas ou evoluir para o óbito. Mundialmente, a cada dia, morrem cerca de 2.000 crianças e adolescentes por lesões acidentais. Dada a magnitude do fenômeno, a literatura e as políticas públicas ao redor do mundo enfatizam a relevância das abordagens preventivas, a exemplo do ensino e da inclusão de primeiros socorros no contexto da escola. Assim, apresenta-se o objetivo deste estudo: elaborar uma tecnologia educativa (TE) para a aprendizagem de primeiros socorros, no âmbito escolar, que contemple crianças e adolescentes. Estudo metodológico desenvolvido em escola municipal de grande porte e junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Porto Alegre, e abrangeu as etapas: revisão de literatura, diagnóstico situacional, desenvolvimento da TE e planejamento de sua implantação. Identificou-se na literatura que os temas mais trabalhados com o público escolar são: reanimação cardiopulmonar, queimaduras e engasgo. Professores participantes da pesquisa apontaram os sangramentos, as escoriações e as fraturas como os acidentes mais frequentes e sugeriram a inclusão nas situações de desmaio, de sangramento nasal, de cortes, de falta de ar e de cuidados com ferimentos. Os produtos desenvolvidos decorrentes da pesquisa foram: a) artigo de revisão de escopo abordando as metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros nas escolas; b) Biblioteca Virtual para fornecer subsídios à comunidade escolar no conhecimento teórico-prático sobre a temática (acesso em: https://sites.google.com/view/bvpisa/adolescentes/primeiros-socorros); e, c) Oficina em Primeiros Socorros para estudantes do ensino fundamental, composta por quatro matrizes: programática, conceitual, metodológica, e operativa, que objetivou desenvolver competências para que os estudantes reconheçam situações de urgência/emergência e de primeiros socorros, acionem equipe especializada de forma correta, quando necessário, e realizem manobras básicas de atendimento com segurança e qualidade. No planejamento proposto para sua implantação, ressaltou-se a importância da continuidade nas parcerias instituídas entre a universidade (cursos de graduação, lato e stricto sensu nas áreas de educação, enfermagem, medicina, entre outros), a escola e o SAMU, bem como a pactuação com a gestão municipal de educação para incentivar o protagonismo da rede de ensino na aprendizagem sobre prevenção de acidentes e de prestação de primeiros socorros no ambiente escolar, ambiente familiar e comunitário. Essas iniciativas evidenciam a possibilidade da replicabilidade em diferentes cenários e o alto impacto da TE, por oportunizar a melhoria das práticas na educação em saúde.;
Abstract Accidents in childhood and adolescence are, majority, preventable and, if it’s not properly attended to, can lead to grave sequelae or progress to death. Worldwide, every day, about 2,000 children and adolescents die because of accidental injuries. Given the magnitude of the phenomenon, literature and public policies around the world emphasize the relevance of preventive approaches, an example of teaching and the inclusion of first aid in the school context. Thus, the objective of this study is: Develop an educational technology (ET) for learning first aid, in the school environment, which covers children and adolescents. Methodological study developed in a large municipal school with the Mobile Emergency Care Service (SAMU) in Porto Alegre, covering the stages: literature review, situational diagnosis, development of ET and planning for its implementation. It was identified in the literature that the themes most worked with the school public are: cardiopulmonary resuscitation, burns and choking. Teachers participating in the research pointed out bleeding, abrasions and fractures as the most frequent accidents and suggested their inclusion in situations of fainting, nosebleed, cuts, shortness of breath and care for wounds. The products developed resulting from the research were: a) scope review article addressing educational methodologies in learning first aid in schools; b) Virtual Library to provide subsidies to the school community in theoretical and practical knowledge on the subject (access at: https://sites.google.com/view/bvpisa/adolescents/primeiros-gicos); and, c) First Aid Workshop for elementary school students, comprising four matrices: programmatic, conceptual, methodological, and operative, wich aims that the students can develop skills to recognize urgent/emergency and first aid situations, activate a specialized team correctly, when necessary, and perform basic service maneuvers with safety and quality. In the proposed planning for its implementation, the importance of continuity in the partnerships established between the university (undergraduate, lato and stricto sensu courses in the areas of education, nursing, medicine, among others), the school and the SAMU, as well as the pact with the municipal education management to encourage the teaching network to play a leading role in learning about accident prevention and providing first aid in the school environment, family and community environments. These initiatives show the possibility of applicability in different scenarios and the high impact of ET, as it provides opportunities for improving practices in health education.;
Palavras-chave Primeiros socorros; Tecnologia educativa; Estudantes; Enfermagem; First aid; Educational technology; Students; Nursing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10795;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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