Resumo:
Os acidentes na infância e na adolescência são, em sua maioria, evitáveis e, se não forem atendidos de forma adequada, podem acarretar graves sequelas ou evoluir para o óbito. Mundialmente, a cada dia, morrem cerca de 2.000 crianças e adolescentes por lesões acidentais. Dada a magnitude do fenômeno, a literatura e as políticas públicas ao redor do mundo enfatizam a relevância das abordagens preventivas, a exemplo do ensino e da inclusão de primeiros socorros no contexto da escola. Assim, apresenta-se o objetivo deste estudo: elaborar uma tecnologia educativa (TE) para a aprendizagem de primeiros socorros, no âmbito escolar, que contemple crianças e adolescentes. Estudo metodológico desenvolvido em escola municipal de grande porte e junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Porto Alegre, e abrangeu as etapas: revisão de literatura, diagnóstico situacional, desenvolvimento da TE e planejamento de sua implantação. Identificou-se na literatura que os temas mais trabalhados com o público escolar são: reanimação cardiopulmonar, queimaduras e engasgo. Professores participantes da pesquisa apontaram os sangramentos, as escoriações e as fraturas como os acidentes mais frequentes e sugeriram a inclusão nas situações de desmaio, de sangramento nasal, de cortes, de falta de ar e de cuidados com ferimentos. Os produtos desenvolvidos decorrentes da pesquisa foram: a) artigo de revisão de escopo abordando as metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros nas escolas; b) Biblioteca Virtual para fornecer subsídios à comunidade escolar no conhecimento teórico-prático sobre a temática (acesso em: https://sites.google.com/view/bvpisa/adolescentes/primeiros-socorros); e, c) Oficina em Primeiros Socorros para estudantes do ensino fundamental, composta por quatro matrizes: programática, conceitual, metodológica, e operativa, que objetivou desenvolver competências para que os estudantes reconheçam situações de urgência/emergência e de primeiros socorros, acionem equipe especializada de forma correta, quando necessário, e realizem manobras básicas de atendimento com segurança e qualidade. No planejamento proposto para sua implantação, ressaltou-se a importância da continuidade nas parcerias instituídas entre a universidade (cursos de graduação, lato e stricto sensu nas áreas de educação, enfermagem, medicina, entre outros), a escola e o SAMU, bem como a pactuação com a gestão municipal de educação para incentivar o protagonismo da rede de ensino na aprendizagem sobre prevenção de acidentes e de prestação de primeiros socorros no ambiente escolar, ambiente familiar e comunitário. Essas iniciativas evidenciam a possibilidade da replicabilidade em diferentes cenários e o alto impacto da TE, por oportunizar a melhoria das práticas na educação em saúde.