Resumo:
O avanço tecnológico, o refinamento do processo industrial e a emergência dos grandes conglomerados midiáticos trouxeram novos significados e pesos para o padrão de beleza em nossa sociedade. A estrutura social vigente, a qual coloca a mulher como centro das pressões impostas pela busca de uma imagem perfeita, começa a ser questionada tendo em vista o reflexo negativo de tais pressões no bem-estar das pessoas. A moda como ambiente de expressão, encontra-se no centro de um dilema comum vivenciado pelas mulheres: a oscilação comportamental entre o pertencimento social e a expressão da individualidade. Através desta perspectiva e do entendimento da moda como ambiente de projeto e como processo de comunicação, o presente estudo se desenvolveu com base na inversão da lógica de utilização da insegurança como insumo projetual. A autoestima como elemento de bem-estar, possibilita o desenvolvimento de sistemas mais inclusivos e representativos que permitem as mulheres a encontrarem um equilíbrio entre pertencimento e distinção. Neste contexto, a presente pesquisa é realizada no âmbito do design estratégico e utiliza-se do design orientado para o dilema, abordagem metodológica provinda do design para emoções, para responder ao seguinte problema de pesquisa: Como uma abordagem projetual centrada em dilemas pode ajudar o mercado da moda a projetar em torno da autoestima feminina? Para responder o mesmo, propôs-se uma prática empírica, dividida em três etapas. Uma pesquisa no formato survey com 114 mulheres para a captação de insumos criativos para as etapas projetuais seguintes e dois workshops, implementados com base nas ferramentas projetuais propostas por Ozkaramanli (2017) aplicados sob duas perspectivas distintas, a de usuárias e especialistas. Os workshops contaram com a participação de 8 usuárias e 10 especialistas. No que tange os resultados da pesquisa, foi possível identificar que: o design orientado para o dilema pode ampliar o significado da aplicação de ferramentas amplamente difundidas em processos criativos e que tem como seu maior reflexo e ganho o aumento da empatia nas etapas de projetação; a utilização de dilemas de base social intensifica o desenvolvimento de sistemas-produtos-serviços que possuam potencial de agregar níveis maiores de inovação na concepção de ideias tendo em vista a ruptura de normas sociais pré-estabelecidas, existe uma ressignificação da percepção de ganho a longo prazo no que tange a resolução de conflitos, tendo em vista os interesses individuais e o interesse da sociedade como um todo.