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O processo de transposição didática do gênero notícia para o segundo ano do ensino fundamental: uma experiência formativa

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metadataTrad.dc.contributor.author Mota, Nayrla Patrizia Crispiniano;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0256672592681225;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Carnin, Anderson;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O processo de transposição didática do gênero notícia para o segundo ano do ensino fundamental: uma experiência formativa;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa, realizada sob o escopo da Linguística Aplicada, enfoca um modelo de formação de caráter colaborativo no qual o foco é o processo de transposição didática do gênero notícia, vivenciada por um grupo de professoras que atua no 2º ano do Ensino Fundamental, de forma a discutir e refletir sobre possíveis caminhos para o trabalho com o gênero nesse contexto de ensino. É nesse sentido que, buscando ancorar-nos sob uma abordagem enunciativa-discursiva, a partir da perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e de propostas metodológicas de Dolz e Schneuwly (2004) no trabalho com gêneros de texto, que a  presente pesquisa analisa, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa-ação crítica colaborativa (THIOLLENT, 1986), pistas linguístico-discursivas que permitam identificar evidências de tomada de consciência docente que possam revelar os impactos da formação continuada no processo de transposição didática e do agir do profissional. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas e gravações de reuniões pedagógicas, em caráter de formação continuada, com seis professoras atuantes no 2º ano do Ensino Fundamental I. Os registros das reuniões (diálogos e debates de ideias) foram gravados em áudio e posteriormente transcritos para análise de conteúdo das falas. Sob o arcabouço teórico-analítico do Interacionismo Sociodiscursivo, apoiamo-nos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999) para desenvolvermos a análise de caráter linguístico-discursivo empreendida, com o objetivo de analisar as reflexões, experiências e sentidos da formação vivenciada, no intuito de compreendermos quais e como diferentes fatores puderam impactar no produto final: sequência didática com o gênero notícia. Os resultados obtidos sugerem que as interações realizadas em contexto formativo se configuraram como aspecto significativo ao proporcionar uma tomada de consciência por parte das participantes acerca do agir do docente, que, por sua vez, contribuiu para uma maior compreensão de como se dá o processo de transposição didática do gênero notícia.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research, carried out under the scope of Applied Linguistics, focuses on a collaborative training model in which the focus is the didactic transposition process of the news genre, experienced by a group of teachers who work in the 2nd year of elementary school, in a way to discuss and reflect on possible ways to work with genre in this teaching context. It is in this way that, seeking to anchor ourselves under an enunciative-discursive approach, from the theoretical perspectives of Sociodiscursive Interactionism by Bronckart (1999), and in methodological proposals by Dolz and Schneuwly (2004) in working with the text genres, that this research analyzes, from the development of a collaborative critical action research (THIOLLENT, 1986), linguistic-discursive clues that allow the identification of evidence of teacher awareness that can reveal the impacts of continuing education on the process of didactic transposition and acting teacher. Data were generated from semi-structured interviews and recording of pedagogical meetings, in a continuing education feature, with the group of teachers (six participants) working in the 2nd year of Elementary School I who were part of this research. The records of the meetings (dialogues and brainstorming) were audio-recorded and later transcribed to analyze the content of the speeches. Under the theoretical-analytical framework of Socio-Discursive Interactionism, we rely on Bronckart's (1999) text analysis model to develop the linguistic-discursive analysis undertaken, with the aim of analyzing the reflections, experiences, and meanings of experienced training, in order to understand which and how different factors could impact in the final product: didactic sequence with the news genre. The results obtained suggest that the interactions carried out in a training context were configured as a significant aspect by providing participants with an awareness of the teacher's actions, which in turn contributed to a greater understanding of how the didactic transposition process of the news genre takes place.;
metadataTrad.dc.subject Formação docente; Gênero notícia; Transposição didática; Interacionismo sociodiscursivo; Teacher education; News genre; Didactic transposition; Sociodiscursive interactionism;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-09-04;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10692;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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