Abstract:
Esta pesquisa, realizada sob o escopo da Linguística Aplicada, enfoca um modelo de formação de caráter colaborativo no qual o foco é o processo de transposição didática do gênero notícia, vivenciada por um grupo de professoras que atua no 2º ano do Ensino Fundamental, de forma a discutir e refletir sobre possíveis caminhos para o trabalho com o gênero nesse contexto de ensino. É nesse sentido que, buscando ancorar-nos sob uma abordagem enunciativa-discursiva, a partir da perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e de propostas metodológicas de Dolz e Schneuwly (2004) no trabalho com gêneros de texto, que a presente pesquisa analisa, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa-ação crítica colaborativa (THIOLLENT, 1986), pistas linguístico-discursivas que permitam identificar evidências de tomada de consciência docente que possam revelar os impactos da formação continuada no processo de transposição didática e do agir do profissional. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas e gravações de reuniões pedagógicas, em caráter de formação continuada, com seis professoras atuantes no 2º ano do Ensino Fundamental I. Os registros das reuniões (diálogos e debates de ideias) foram gravados em áudio e posteriormente transcritos para análise de conteúdo das falas. Sob o arcabouço teórico-analítico do Interacionismo Sociodiscursivo, apoiamo-nos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999) para desenvolvermos a análise de caráter linguístico-discursivo empreendida, com o objetivo de analisar as reflexões, experiências e sentidos da formação vivenciada, no intuito de compreendermos quais e como diferentes fatores puderam impactar no produto final: sequência didática com o gênero notícia. Os resultados obtidos sugerem que as interações realizadas em contexto formativo se configuraram como aspecto significativo ao proporcionar uma tomada de consciência por parte das participantes acerca do agir do docente, que, por sua vez, contribuiu para uma maior compreensão de como se dá o processo de transposição didática do gênero notícia.