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Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo

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Autor Ballardim, Luiz Felipe Terres;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5571837617121105;
Orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo;
Resumo Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do engajamento de funcionários na performance da equipe de vendas de agências, de um banco de varejo. Sendo o engajamento, um estado psicológico positivo relacionado ao trabalho, o mesmo pode ser considerado uma vantagem competitiva para a organização, já que empregados engajados e, consequentemente, mais dedicados, influenciarão, positivamente, a produtividade. Alinhado ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo exploratório, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foi aplicada survey medindo o engajamento das equipes de vendas do Banco analisado, no estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado questionário com os gestores para validação dos achados e identificação de pontos a trabalhar pela empresa. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo. O trabalho identificou os níveis de engajamento no Banco A e que a relação de engajamento com performance de vendas teve sua existência comprovada por meio da análise qualitativa.;
Abstract This work aimed to analyze the influence of employee engagement on the performance of the branch sales team of a retail bank. As engagement is a positive psychological state related to work, it can be considered a competitive advantage for the organization, since engaged employees and consequently more dedicated, will positively influence productivity. aligned to the phenomenological paradigm, the method used was exploratory descriptive, using quantitative and qualitative methodology for data collection and analysis. A survey was applied, measuring the engagement of the analyzed Bank's sales teams, in the state of Rio Grande do Sul. A questionnaire was also applied with managers to validate the findings and identify points to be worked on by the company. Quantitative data were analyzed using SPSS quantitative analysis software. Qualitative data were treated by content analysis. The work identified the levels of engagement at Bank A and that the relationship of engagement with sales performance had its existence proven through qualitative analysis.;
Palavras-chave Engajamento; Engajamento para trabalho; Resultado de vendas; Equipe; Contexto bancário; Engagement; Engagement to work; Sales result; Team; Banking context;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-10-18;
Agência de fomento BB - Banco do Brasil;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10650;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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