Resumo:
Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do engajamento de funcionários na performance da equipe de vendas de agências, de um banco de varejo. Sendo o engajamento, um estado psicológico positivo relacionado ao trabalho, o mesmo pode ser considerado uma vantagem competitiva para a organização, já que empregados engajados e, consequentemente, mais dedicados, influenciarão, positivamente, a produtividade. Alinhado ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo exploratório, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foi aplicada survey medindo o engajamento das equipes de vendas do Banco analisado, no estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado questionário com os gestores para validação dos achados e identificação de pontos a trabalhar pela empresa. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo. O trabalho identificou os níveis de engajamento no Banco A e que a relação de engajamento com performance de vendas teve sua existência comprovada por meio da análise qualitativa.