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Midiatização da campanha anticorrupção do Ministério Público Federal: estratégias, articulações e surpresas

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metadataTrad.dc.contributor.author Costa, Amarildo Lourenço;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3970483743473200;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fausto Neto, Antonio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Midiatização da campanha anticorrupção do Ministério Público Federal: estratégias, articulações e surpresas;
metadataTrad.dc.description.resumo Processada no espaço de interface entre direito e comunicação, esta pesquisa busca observar e descrever o atravessamento do sistema jurídico por lógicas midiáticas, no contexto da Campanha Anticorrupção e a partir da problemática da midiatização em processo. Trabalham-se, com referência na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, as noções de interpenetração, de acoplamentos e de conceitos correlatos, os quais apontam, justamente, para a direção dos atravessamentos que estão no núcleo do problema desta pesquisa, o qual indaga o modo pelo qual se dão as tensões entre o sistema midiático e o sistema jurídico, nos espaços tensionais da aludida campanha. Tendo em perspectiva que, em Luhmann, a validade do sistema jurídico refere-se ao seu fechamento operativo, garantido este pela conexão entre código binário e função do referido sistema, buscaram-se entrelaces entre dinâmicas jurídicas e comunicacionais, concluindo-se que a despeito desses entrelaces (manejo de redes sociais e aparatos tecnológicos, dinâmica de atorização dos procuradores federais, mitificação de personagens, ficcionalização da realidade e inserção da campanha em circuitos múltiplos) e das afetações promovidas no Ministério Público Federal, em decorrência de um contexto sócio-midiatizado, manteve-se não corrompida a estrutura sistêmica e autonomia do sistema jurídico em face de interferências externas, resguardados seus elementos sistêmicos, mantida a correlação entre seu código binário e sua função e, em consequência, seu fechamento operacional.;
metadataTrad.dc.description.abstract Processed in the interface space between law and communication, this research aims to observe and describe the legal system crossing by media logics, in the context of Anti-Corruption Campaign and from the issue of mediatization in process. The notions of interpenetration, couplings and related concepts are worked, with reference to Niklas Luhmann's theory of systems, which point, precisely, to the direction of crossings that are at this research’s core of the problem, which asks the way in which the tensions between media system and legal system occur, in aforementioned campaign tensional spaces. Bearing in mind that, in Luhmann, the legal system validity refers to its operative closure, guaranteed by the connection between binary code and that system’s function, we searched for interlaces between legal and communicational dynamics, concluding that despite of these interlaces (social networks management and technological devices, federal prosecutors actorization dynamics, characters mythification, reality fictionalization and campaign insertion in multiple circuits) and of the affectations promoted by Federal Public Ministry, as a result of a socio-mediatized context , systemic structure and legal system autonomy was kept uncorrupted in face of external interference, safeguarding its systemic elements, maintaining the correlation between its binary code and its function and, consequently, its operational closure.;
metadataTrad.dc.subject Midiatização; Campanha anticorrupção; Caso midiatizado; Ministério Público Federal; Teoria dos sistemas; Mediatization; Anti-corruption campaign; Mediatized case; Federal Public Ministry; Systems theory;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-09-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10545;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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