Resumo:
Estudos apontam que a maternidade é uma das principais barreiras para as mulheres avançarem suas carreiras dentro das empresas. A partir do dilema “desempenhar a maternidade versus participar do mercado de trabalho”, e do potencial do Design Orientado ao Dilema (dilemma-driven design) para o desenvolvimento de soluções que proporcionam a redução de emoções negativas e a promoção de emoções positivas, chega-se ao problema desta pesquisa: Como o Design Orientado ao Dilema pode contribuir para o bem-estar das mães, considerando os demais atores envolvidos no contexto da maternidade nas empresas? Para responder a este problema, propôs-se uma prática empírica, dividida em três etapas, dentro de um mesmo contexto organizacional. A primeira etapa foi um grupo focal com mães e gestantes para entender os principais dilemas vividos sob a ótica das mães que trabalham. Na segunda etapa, entrevistas em profundidade com líderes e profissionais de recursos humanos, com e sem filhos, foram realizadas como forma de entender a temática sob a ótica dos outros atores que fazem parte do contexto da maternidade nas empresas. E por último, na terceira etapa, foi realizado um workshop com especialistas e mães para cocriação de soluções para minimizar os dilemas encontrados. Em relação aos resultados, foi possível identificar que o design orientado para o dilema possui forte contribuição na delimitação do problema de design; sendo forte recurso para geração da empatia, conectando as pessoas de forma intensa ao projeto, o que se faz vantajoso, principalmente ao lidar com problemas complexos.