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O design na era dos algoritmos: construção de cenários a partir do Design Estratégico utilizando Inteligência Artificial

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Autor Boeira, Juan Pablo Dávila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8327090794752544;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O design na era dos algoritmos: construção de cenários a partir do Design Estratégico utilizando Inteligência Artificial;
Resumo Na mesma velocidade em que as ferramentas digitais estão moldando a forma como as pessoas vivem, se comunicam e trabalham, estão gerando grandes mudanças, constituindo as forças motrizes dos fenômenos de transformação digital (FITZGERALD, et al., 2013), e desta forma, os problemas enfrentados no âmbito social, cultural e organizacional, tornam-se cada vez mais complexos. Neste sentido, a prática da construção de cenários através do Design, apresenta-se particularmente frutífera pois, os cenários elaborados, buscam prever futuros possíveis e fazem parte da necessidade das organizações de transformar ou criar estratégias inovadoras, originais e diferenciadas (DESERTI, 2007). Estes cenários buscam a construção de interpretações mediante sinais fortes e fracos, que derivam da observação da evolução de comportamentos explícitos da cultura, dos mercados e das tecnologias, entre outros. Ao concentrar-se em torno destes aspectos, a Pesquisa Contextual, etapa metaprojetual fundamental do processo de construção de cenários, depara-se com uma grande quantidade de dados a serem contemplados. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo a proposição de um dispositivo para automatizar procedimentos de construção de cenários de Design Estratégico por meio de Pesquisas Contextuais, propondo a inclusão da Inteligência Artificial como instrumento para obtenção de agilidade e acuracidade na captação e análises das fontes de dados. Para tanto, é apresentado um rastreamento bibliográfico a fim de situar a pertinência do tema através dos campos de Design, Design Estratégico, Construção de Cenários, Metaprojeto, Transformação Digital, Big Data e Inteligência Artificial com suas derivações. Devido ao fato do estudo possuir base empírica, às características não quantificáveis de seu objeto de pesquisa e ação experimental, optou-se pela utilização do Design Science Research distribuído em quatro fases: 1. Concepção e calibragem, tanto do sistema, como do instrumento de coleta; 2. Incorporação efetiva de Inteligência Artificial no artefato digital desenvolvido, bem como ajustes no instrumento de coleta; 3. Realização dos workshops de avaliação da proposta de pesquisa e 4. Análise dos dados coletados. Em suma, através do presente estudo, é possível verificar que a Inteligência Artificial, por meio do artefato digital desenvolvido, sinaliza a cada novo avanço, seu potencial para complementar as atribuições do designer em etapas generativas, aprimorando sua capacidade de armazenar, processar e sintetizar dados em velocidade e quantidades inimagináveis para qualquer indivíduo. Fato este, que proporciona maior repertório para desenvolver e complementar projetos, bem como abre espaço para que os Designers possam liderar e executar cada vez mais atividades com relevância estratégica.;
Abstract At the same speed at which digital tools are shaping the way people live, communicate and work, they are generating great changes, constituting the driving forces of digital transformation phenomena (FITZGERALD, et al., 2013), and thus, the problems faced in the social, cultural and organizational spheres become increasingly complex. In this sense, the practice of building scenarios through Design is particularly fruitful because the elaborated scenarios seek to predict possible futures and are part of the organizations' need to transform or create innovative, original and differentiated strategies (DESERTI, 2007). These scenarios seek to develop interpretations through strong and weak signals, which are derived from the observation of the evolution of explicit behaviours in culture, markets and technologies, to name a few. By focusing on these aspects, Contextual Research, a fundamental meta-project stage of the scenario building process, one is faced with a large amount of data to be considered. In this context, this research aims to put forward a device to automate procedures for the construction of Strategic Design scenarios through Contextual Research, proposing the inclusion of Artificial Intelligence as an instrument to capture and analyse data sources in an agile and accurate way. Therefore, bibliographic tracking is presented in order to locate the relevance of the subject in the fields of Design, Strategic Design, Scenario Construction, Metaproject, Digital Transformation, Big Data and Artificial Intelligence, along with their derivations. Due to the fact that the study is of an empirical basis, the nonquantifiable characteristics of its research object and experimental action, we chose to use Design Science Research, spread over four phases: 1. Conception and calibration, both of the system and of the collection instrument; 2. Effective incorporation of Artificial Intelligence in the developed digital artifact, as well as adjustments to the collection instrument; 3. Carrying out of the research proposal evaluation workshops and 4. Analysis of the collected data. In short, through this study, it is possible to verify that Artificial Intelligence, through the digital artifact developed, signals, with each new advance, its potential to complement the designer's attributions in generative stages, improving its capacity to store, process and synthesize data at speeds and quantities unimaginable for any individual. This fact offers the greatest repertoire to develop and complement projects, as well as opening up paving the way for Designers to be able to lead and execute activities with greater strategic relevance.;
Palavras-chave Design estratégico; Cenários; Inteligência artificial; Strategic design; Scenarios; Artificial intelligence;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-08-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10363;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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