Resumen:
Diferentes características parentais podem inferir nas habilidades de educação em relação aos filhos, assim como seus esquemas mais profundos de interpretação sobre práticas de educar. Nesse sentido, esta dissertação é composta por dois estudos empíricos acerca dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e as Habilidades Sociais Educativas Parentais (HSE-P). Participaram 154 pais (46 pais e 108 mães) residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para ambos estudos se utilizou um questionário de dados sociodemográficos, o Inventário dos Esquemas de Jeffrey Young (YQS-S3) e o Inventário de habilidades Sociais Educativas – Pais (IHSE-Pais). O primeiro artigo objetivou descrever e identificar associações entre os domínios, EIDs e as HSE-P. Os resultados identificaram que alguns EIDs se correlacionaram com HSE-P (Afeto e Atenção, Induzir Disciplinas e Organizar Condições Educativas). O segundo estudo objetivou comparar os EIDs e as HSE-P entre pai e mãe. As mães demonstraram ser mais habilidosas na comunicação, estabelecer limites, mas também apresentaram mais EIDs que os pais, que na maternidade podem influenciar nas habilidades maternal em educar e estimular os filhos. Acredita-se que os resultados encontrados possam promover reflexões sobre intervenções de treino de pais no âmbito clínico, que visem a menor ativação de EIDs parentais como prevenção de estímulos educativos nos filhos.