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A arte de educar: esquemas iniciais desadaptativos e habilidades sociais educativas parentais

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metadataTrad.dc.contributor.author Squefi, Mariana Souza da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3252062982457434;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Andretta, Ilana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A arte de educar: esquemas iniciais desadaptativos e habilidades sociais educativas parentais;
metadataTrad.dc.description.resumo Diferentes características parentais podem inferir nas habilidades de educação em relação aos filhos, assim como seus esquemas mais profundos de interpretação sobre práticas de educar. Nesse sentido, esta dissertação é composta por dois estudos empíricos acerca dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e as Habilidades Sociais Educativas Parentais (HSE-P). Participaram 154 pais (46 pais e 108 mães) residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para ambos estudos se utilizou um questionário de dados sociodemográficos, o Inventário dos Esquemas de Jeffrey Young (YQS-S3) e o Inventário de habilidades Sociais Educativas – Pais (IHSE-Pais). O primeiro artigo objetivou descrever e identificar associações entre os domínios, EIDs e as HSE-P. Os resultados identificaram que alguns EIDs se correlacionaram com HSE-P (Afeto e Atenção, Induzir Disciplinas e Organizar Condições Educativas). O segundo estudo objetivou comparar os EIDs e as HSE-P entre pai e mãe. As mães demonstraram ser mais habilidosas na comunicação, estabelecer limites, mas também apresentaram mais EIDs que os pais, que na maternidade podem influenciar nas habilidades maternal em educar e estimular os filhos. Acredita-se que os resultados encontrados possam promover reflexões sobre intervenções de treino de pais no âmbito clínico, que visem a menor ativação de EIDs parentais como prevenção de estímulos educativos nos filhos.;
metadataTrad.dc.description.abstract Different parental characteristics can be inferred in the education skills in relation to their children, as well as their deeper schemes of interpretation on practices of educating. In this regard, this thesis is comprised of two empirical studies on the Early Maladaptive Schemas (EMS) and Parental Social Educational Skills (P-SES). The participants were 154 parents (46 fathers and 108 mothers) living in the metropolitan area of Porto Alegre, Brazil. A questionnaire of sociodemographic data, the Jeffrey Young Schema Inventory and the Social Educational Skills Inventory for parents of Del Prette and Del Prette were utilized in both studies. The first article aimed at describing and identifying associations between the domains of EMS and P-SES. Results indicated that some EMS correlated with P-SES (affection and attention, inducing disciplines and organizing educational conditions). The second study aimed to compare EMS and P-SES between mothers and fathers. Mothers presented more skills in communication and limits. In addition, they showed greater EMS activation than fathers, which can influence maternal skills in educating and stimulating children. This outcomes can promote reflections in the clinical context of parental training interventions, which aim to lower EMS parental activation as a prevention of educational stimuli in children.;
metadataTrad.dc.subject Esquemas iniciais desadaptativos; Habilidades sociais educativas parentais; Early maladaptive schemes; Parental social educational skills;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-09-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10350;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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