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O adoecimento mental dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul

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metadataTrad.dc.contributor.author Brun, Luciana Gisele;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0705741802513623;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Monteiro, Janine Kieling;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O adoecimento mental dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese tem como objetivo geral investigar os aspectos do contexto de trabalho que tem contribuído para o adoecimento mental dos professores do ensino privado no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi dividida em três estudos sequenciais. O Estudo 1 traz um modelo teórico para os Transtornos Mentais Comuns em docentes, com método quantitativo e explicativo, analisado por modelagem de equações estruturais, em uma amostra de 740 professores. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e laboral, o Self-Reporting Questionnaire-20 [SRQ-20], o Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho [EACT] e a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho [EIPST]. O segundo artigo é quantitativo explicativo e apresenta uma análise de regressão linear múltipla que buscou identificar os aspectos do contexto do trabalho e as vivências de prazer e sofrimento no trabalho dos professores do ensino privado preditoras para a depressão em uma amostra de 197 professores com sintomas de depressão. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Depressão de Beck [BDI-I], EACT e EIPST. O terceiro artigo é qualitativo e exploratório e visou identificar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho, os fatores do contexto de trabalho e as estratégias de mediação utilizadas por nove professores com sintomas depressivos de diferentes níveis do ensino privado. Os instrumentos utilizados foram o BDI-I e uma entrevista semiestruturada. Foram realizados: o levantamento do instrumento de depressão e as análises de conteúdo das entrevistas. Os resultados da tese indicam que os fatores do contexto do trabalho docente, como a sobrecarga e as características das tarefas, a cobrança por prazos, a falta de apoio das chefias e a falta de liberdade de expressão contribuem para o adoecimento mental e a intensidade de sintomas de depressão. Sugere-se o desenvolvimento de intervenções com espaços coletivos de deliberação para prevenção do adoecimento mental dos professores.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis aims to investigate the aspects of the work context that has contributed to the mental illness of the teachers of private education in Rio Grande do Sul. For that, it was divided into three sequences. Study 1 presents a theoretical model for Common Mental Disorders in teachers, with quantitative and explanatory method, analyzed by structural equation modeling, in a sample of 740 teachers. The instruments used were a sociodemographic and labor questionnaire, the Self Reporting Questionnaire-20 [SRQ-20], the Work Context Assessment Scale [EACT] and the Pleasure and Suffering at Work Indicators Scale [EIPST]. The second article is an explanatory quantitative and presents a multiple linear regression analysis that sought to identify the aspects of the context of the work and the experiences of pleasure and suffering in the work of the teachers of the private education predicted for the depression in a sample of 197 teachers with symptoms of depression. The instruments used were the Beck Depression Inventory [BDI-I], EACT and EIPST. The third article is qualitative exploratory and aimed to identify the experiences of pleasure and suffering at work, work context factors and mediation strategies used by nine teachers with depressive symptoms at different levels of private education. The instruments used were the BDI-I and a semi-structured interview. The following were carried out: the survey of the instrument of depression and the content analysis of the interviews. The results of the thesis indicate that the factors of the context of the teaching work, such as the overload and the characteristics of the tasks, the collection by deadlines, the lack of support of the bosses and the lack of freedom of expression contribute to the mental illness and the intensity of symptoms of depression. It is suggested the development of interventions with collective deliberation spaces to prevent mental illness of teachers.;
metadataTrad.dc.subject Professores; Depressão; Transtornos mentais; Setor privado; Teachers; Depression; Mental disorders; Private sector;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-08-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10339;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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