RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design para mudança de comportamento: um olhar estratégico para o engajamento no ensino online

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Selli, Juliano Marques;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6024321558827782;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Filipe Campelo Xavier da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Design para mudança de comportamento: um olhar estratégico para o engajamento no ensino online;
metadataTrad.dc.description.resumo No processo de aprendizagem, o engajamento dos alunos na construção do próprio conhecimento é um dos pontos centrais da educação. Na sala de aula presencial, tornar uma aula engajadora sempre foi um grande desafio para os professores. E no ambiente online, esse processo se tornou ainda mais desafiador. Além disso, as interferências do próprio ambiente digital, tais como qualidade de conexão, o domínio das ferramentas pelos usuários, impactam de maneira direta na qualidade desse espaço educacional. Apoiado nesse cenário, torna-se relevante explorar, pela perspectiva do design para mudança de comportamento, as influências no engajamento dos alunos no processo de aprendizagem em salas de aula online. Sendo esse um problema que abarca um serviço de ampla relevância para as organizações de ensino público e privado, além de sua influência no desenvolvimento social e econômico de um país, fica evidente a importância de investigar esse tema. Atraído por esse problema, esta pesquisa investigou como propor orientações projetuais para a criação de espaços de aprendizagem online engajadores pela perspectiva do design para mudança de comportamento. A partir desse propósito, foi analisado o processo de interação com as plataformas existentes, realizou-se entrevistas em profundidade com alunos de graduação e pós-graduação, finalizando com uma prática projetual. Com isso, se identificou que os elementos que estimulam o engajamento por meio das relações, podem ser uma forma de colaborar com o poder didático do professor e a sua capacidade de influenciar os alunos no processo de aprendizagem. Dentro da perspectiva do design para mudança de comportamento, observamos que os gatilhos de interação, podem, por exemplo, ser pensados na potencialização do engajamento do professor com os interesses do aluno, aumentando a conexão entre eles. Logo, o designer pode trazer a ressignificação para esse processo, trabalhando a relação do professor com o aluno de forma que as ferramentas da plataforma sejam pontes para essas interações, tornando-as um meio e não um fim.;
metadataTrad.dc.description.abstract In the learning process, the engagement of students in the construction of their own knowledge, is one of the central points of education. In the face-to-face classroom, making a class engaging has always been a great challenge for teachers. And in the online environment, this process has become even more challenging. In addition, the interferences of the digital environment itself, such as connection quality, the domain of the tools by the users, have a direct impact on the quality of this educational space. Supported by this scenario, it becomes relevant to explore, from the perspective of design for behavior change, the influences on student engagement in the learning process in online classrooms. As this is a problem that encompasses a service of great relevance for public and private education organizations, besides its influence on the social and economic development of a country, the importance of investigating this topic is evident. Attracted by this problem, this research investigated how to propose design guidelines for the creation of engaging online learning spaces from the perspective of design for behavior change. From this purpose, the process of interaction with existing platforms was analyzed, in-depth interviews were conducted with undergraduate and graduate students, and we ended with a project practice. With this, it was identified that the elements that stimulate engagement through relationships can be a way to collaborate with the didactic power of the professor and his ability to influence students in the learning process. Within the perspective of design for behavior change, we observe that the interaction triggers can, for example, be thought of as potentializing the engagement of the teacher with the student's interests, increasing the connection between them. Therefore, the designer can bring resignification to this process, working the relationship of the teacher with the student in a way that the platform tools are bridges for these interactions, making them a means and not an end.;
metadataTrad.dc.subject Engajamento; Educação online; Design para mudança de comportamento; Engagement; Online education; Design for behavior change;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-08-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10284;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics